ARTE E ENTRETENIMENTO

Artistas transformaram uma igreja em pista de skate

Uma igreja em ruínas no município de Llanera, na Espanha, recebeu uma segunda vida na forma de pista de skate, graças a alguns artistas e skatistas ousados que resolveram investir em sua fé e paixão no esporte.

A igreja centenária de Santa Barbara foi construída em 1912, e abandonada dezoito anos depois, quando terminou a guerra civil espanhola. Sua bela arquitetura exterior faz lembrar de um santuário em moldes franceses; por dentro, os assentos foram substituídos por rampas, as paredes e o teto foram grafitados com desenhos coloridos e geométricos, assumindo o aspecto de murais vivos.

O espaço foi apelidado pelos idealizadores de Kaos Temple. Um grupo de entusiastas do skate, intitulado Church Brigade, levantou fundos para viabilizar o projeto de renovação do local, buscou patrocinadores oficiais (incluindo a marca Red Bull), e até mesmo chamou a atenção do artista de rua Okuda San Miguel, que se ofereceu para decorar os tetos abobadados e paredes da igreja com seu estilo artístico peculiar.

Alguns anos foram necessários para tirar esse projeto cultural do papel, mas, enfim, foi concretizado com sucesso. O produto final é uma paróquia multicolorida psicodélica que serve de pista de skate artística.

A equipe envolvida trabalhou sob influências de Salvador Dali, Hieronymus Bosch, René Magritte, Max Ernst, entre outros artistas.

Muitas pessoas consideram que essa transformação artística foi um sacrilégio. Entretanto, a grande maioria delas, após conhecer e se habituar ao local, gerou opiniões muito positivas.

Em um lugar onde eram realizados cultos religiosos, agora as pessoas podem praticar skate quando quiserem, sem se preocupar com as antigas aparências do ambiente. A comunidade religiosa que antes encontrava-se ali não pode reclamar do que foi feito, visto que a igreja estava desativada por décadas enquanto apodrecia.

Em entrevista para o jornal The Guardian, um dos idealizadores do projeto, Ernesto Fernández Rey, disse:

“A igreja estava praticamente em ruínas quando começamos o projeto. As paredes estavam manchadas, a pintura descascando e havia poeira em todos os lugares.”

Antes de ser construída, a igreja era uma fábrica de munições. Ao final da guerra civil espanhola, no entanto, a fábrica caiu em desuso e fechou suas portas.

O espaço, decadente por tanto tempo, atraiu a atenção de Fernández Rey. Quando visitou o local pela primeira vez, ele ficou interessado em abrir um negócio, mas suas condições financeiras precárias e a crise econômica na Espanha o impediram de empreender. Após um tempo sondando a possibilidade de investir no local, ele se reuniu com alguns amigos e artistas, para então fundarem o grupo Church Brigade.

Os skatistas demoraram muito para se acostumar à ideia de que praticariam seu esporte em um local onde, antigamente, faziam rezas. Tudo foi uma grande surpresa para eles, mas, hoje, pensam que seja um bom lugar para se passar o tempo, afinal de contas.

Por todos os lados, têm-se uma visão multiplamente rica. O caleidoscópio de cores criado no local, combinado com a intensidade e radicalidade do skate, é o resultado da engenhosidade de uma equipe de artistas.

Dezenas de pessoas visitam o local todos os dias. Apesar da baixa rentabilidade do negócio, isso não chega a descompensar todo o investimento feito. A Red Bull como patrocinadora e o sistema de crowdfunding ajudam a manter o lugar em pé, longe dos riscos de desapropriação.

Essa obra de arte icônica passa a mensagem de que não há função que limite um bom propósito, quando existem pessoas se esforçando para atingir objetivos em comum. A igreja deixou de ser igreja, mas a fé talvez não tenha se perdido.

Muitos skatistas preferem praticar o esporte ao ar livre, pois isso lhes confere a liberdade que tanto almejam. Mas poucos deles desconsiderariam a chance de andar nessa “pista de skate santificada”. Confira:

Eduardo Ruano

Escritor e revisor. Eu me considero uma pessoa racional, analítica, curiosa, imaginativa e ansiosa. Gosto de ler, ouvir música, assistir filmes e séries, beber e viajar com os amigos. Estudioso de filosofia, arte e psicologia. Odeio burocracias, formalismos e convenções. Amo pessoas excêntricas, autênticas e um pouco loucas, até certo ponto. Estou sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras.

Recent Posts

Romance devastador e inesquecível que concorreu em 7 categorias no Oscar chega à Netflix

Aqueles que já assistiram a este filme absurdamente belo e comovente nunca o esqueceram.

40 minutos ago

Noivos fazem casamento no cemitério e dividem opiniões na internet

Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…

16 horas ago

Igreja usa IA para simular Jesus em confessionário e gera polêmica

Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…

17 horas ago

“Eu comprava coisinhas na Shopee e hoje fecho publicidades de mais de R$ 30 mil”, diz Jeniffer Castro

Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…

1 dia ago

Você conhece o dorama proibido para menores que está escondido na Netflix?

A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…

1 dia ago

7 hábitos diários que podem estar te impedindo de seguir em frente

Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…

2 dias ago