Mistérios da natureza… ou será que Deus despejou na árvore os restos de tinta que sobraram do paraíso?!
À primeira vista pode parecer que a árvore que ilustra este artigo tenha sido alvo de alguns grafiteiros. Nada está mais longe da realidade, porque a variedade de cores que apresenta o seu tronco é totalmente natural. Esta curiosa árvore pertence à espécie “Eucalyptus deglupta”. A sua característica mais marcante é precisamente a coloração vistosa do seu tronco, que o levou a ganhar o apelido de “Eucalipto Arco-íris”.
A característica peculiar desta espécie ocorre devido à forma como elas crescem dentro da sua própria casca. A mudança ocorre, em etapas, ao longo do ano, de modo que, com o decorrer do tempo o tronco verde vai escurecendo, para dar lugar a tons de azul, roxo, castanho, laranja, rosa e ocre. Na verdade, o nome da espécie “, deglupta” deriva de uma palavra latina que descreve o processo da “muda” em função da separação da casca. É uma espécie nativa do sul das Filipinas, Indonésia e Nova Guiné, e é uma das duas únicas espécies de eucalipto da Austrália.
Hoje em dia, podem ser encontrados exemplares em várias regiões tropicais, como Porto Rico, porque cresce muito rapidamente em terreno ensolarada, húmido e com boa drenagem. Em condições ideais, pode crescer até três metros por ano. Isto fez com que o seu cultivo, assim como de outras espécies de eucalipto, seja muito explorado pelas indústria de pasta para papel. É claro que a cor invulgar do seu tronco fez deste eucalipto uma árvore ornamental muito apreciada em jardinagem, dando aos eucaliptais desta espécie um ambiente de “floresta encantada”, cenário de um conto de fadas.
Fonte: Networkedblogs
Gostou? Compartilhe!
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…