Categories: COLABORADORES

As escolhas nossas de cada dia

Uma vez, não lembro onde nem com quem, fizeram uma brincadeira interessante e provocadora, que até hoje me faz pensar. Era algo do tipo: Se você só pudesse escolher três. Três roupas, três músicas, três amigos (essa é a pior), três alimentos. Nessa pergunta dos alimentos, respondi instantaneamente: – Coco, milho e aipim. Todos riram. No final  das gargalhadas, veio a pergunta? – Por quê?

Então me justifiquei dizendo que era o que prometia mais misturas boas.

E desde então venho me  dando conta de que queremos muito, demais, o mundo, mas só podemos escolher poucas coisas para que a mistura nos agrade e seja boa.

É perda de tempo e energia escolher e se agarrar ao que não se pode dar conta, levar consigo antagonismos, controvérsias, paradoxos, discursos previamente estudados, antipatias, implicâncias… o cardápio é infinito, mas de digestão impossível.

A vida é riquíssima em variedades e é extremamente saudável experimentar e combinar, mas reconheçamos que nem tudo dá certo e nem todos se encaixam. É importante buscar as melhores combinações, fazer a vida fluir de forma mais natural. Um grupo de amigos só é um grupo de amigos porque as combinações são maiores do que as desavenças. O afeto é maior do que as diferenças de qualquer ordem. Uma profissão só representa uma boa escolha se os ganhos – quaisquer de sejam – forem mais expressivos do que as frustações, embora elas existam.

Um amor a dois só sobrevive se o que une for maior do que  o que pode separar.

As escolhas podem dar um tom nas combinações, muitas vezes certeiras, outras, equivocadas. Essa é a nossa batalha diária. Escolher pelo sucesso das escolhas. Ninguém quer perder, nem devolver, nem voltar a atrás.

Se na brincadeira tudo valia, para a vida é recomendável um pouco mais de reflexão. As possibilidades podem ser infinitas, mas as escolhas são particulares.

Humor, afeto, paladares, perspectivas, sonhos, ambições, relações, crenças… Não são somente três coisas a escolher, contudo, se não combinarem entre si, a brincadeira não terminará bem.

Emilia Freire

Administradora, dona de casa e da própria vida, gateira, escreve com muito prazer e pretende somente se (des)cobrir com palavras. As ditas, as escritas, as cantadas e até as caladas.

Share
Published by
Emilia Freire

Recent Posts

Especialista em linguagem corporal desvenda significado de gesto do filho de Trump na posse

Barron Trump chamou atenção na cerimônia de posse do pai ao fazer um gesto curioso.…

23 horas ago

Filme romântico que chegou na Netflix vai aquecer seu coração e melhorar seu dia

Um filme doce, charmoso e divertido que oferece um descanso para o cérebro e faz…

1 dia ago

Pescadores se chocam ao descobrir restos mortais de criatura bizarra em pântano

Os pescadores dizem nunca terem visto nada parecido antes e descrevem o ser como "assustador"…

1 dia ago

Itens de luxo e viagens caríssimas: o que Fernanda Torres pode ganhar caso seja indicada ao Oscar

A atriz, que foi presenteada com mimos avaliados em até 1 milhão de dólares ao…

1 dia ago

Quem procurar quando você está desesperado e não sabe em quem confiar?

Quando enfrentamos momentos de desespero e não sabemos em quem confiar, a busca por ajuda…

2 dias ago

A importância da hidratação na rotina dos gatos

Você sabia que uma boa hidratação é fundamental para a saúde do seu gato? No…

2 dias ago