As invasões fotográficas do ilustrador brasileiro Lucas Levitan

Lucas Levitan, ilustrador brasileiro, tem uma imaginação fértil que inventa situações e histórias alternativas para tudo o que vê. Em sua série de imagens chamada Photo Invasion, ele invade fotos de usuários do Instagram usando ilustrações de desenhos animados criativas e divertidas.

Natural de Porto Alegre, Lucas Levitan saiu do Brasil em 2005 para fazer um mestrado em arte e design na Universidade de Artes de Londres. Ele havia programado ficar um ano no país (o tempo de duração do curso), mas acabou se apaixonando pela cidade e cultura londrina, e lá permaneceu. Desde então, Levitan já trabalhou como cineasta, artista plástico, designer e ilustrador. Hoje, ele atua como diretor de criação freelancer em publicidade.

A inspiração do projeto Photo Invasion surgiu de uma experiência de quase morte. Enquanto Levitan caminhava tranquilamente pelas ruas de Londres, um tijolo despencou do quarto andar de um prédio em construção e se espatifou no chão, passando a 10 cm de sua cabeça. Naquela ocasião, o brasileiro sentiu imensa gratidão pela vida, e concluiu que ainda tinha muitos projetos para pôr em prática antes de morrer. Foi daí que nasceu o Photo Invasion.

Esse projeto, iniciado em março de 2014, une duas paixões de Levitan: ilustração e fotografia.

Em entrevista para o jornal Correio Braziliense, ele afirma:

“Comecei fazendo ‘invasões’ em minhas próprias fotos, mas vi que interagir em fotografias de outros é mais divertido. O Instagram me ajudou a caçar imagens e encontrar ‘vítimas’ de todo o mundo.”

O projeto é simples, mas inquisidor. De maneira lúdica e engenhosa, o ilustrador faz intervenções nas fotos de estranhos que o inspiram. Mas Levitan não é um ladrão. Ele faz questão de creditar as pessoas cujas fotos ele invadiu. Seus objetivos são meramente artísticos, e os resultados, há de se dizer, são extraordinários.

Os contextos das fotos originais que Levitan se inspira fazem ainda mais sentido quando o ilustrador adiciona seus desenhos. Às vezes, as circunstâncias são completamente alteradas, mas, na maioria dos casos, as ilustrações enriquecem o conteúdo.

A interação criada por Levitan em seus personagens dá a impressão de que as fotos são frames de desenhos animados, por sinal, muito engraçados.

De fato, o brasileiro uniu destreza, oportunismo e efetividade para criar essas ilustrações. Veja a seguir:

 

*Mais informações

Eduardo Ruano

Escritor e revisor. Eu me considero uma pessoa racional, analítica, curiosa, imaginativa e ansiosa. Gosto de ler, ouvir música, assistir filmes e séries, beber e viajar com os amigos. Estudioso de filosofia, arte e psicologia. Odeio burocracias, formalismos e convenções. Amo pessoas excêntricas, autênticas e um pouco loucas, até certo ponto. Estou sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

1 dia ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

2 dias ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

3 dias ago