Jackson Cesar Buonocore

As lideranças solidárias em tempos de pandemia!

A pandemia do coronavírus tem desmascarado os líderes autoritários e os “salvadores da pátria” em diversos países. Mas surgiram lideranças solidárias, que estão fazendo muita diferença em todos os setores, especialmente, nas áreas da saúde e de pesquisas científicas.

No Brasil, mesmo após a ditadura militar, formou-se lideranças autoritárias para a administração da coisa pública, das empresas e das instituições religiosas, que se degenerou para uma autoridade irracional, mantendo como fonte o poder sobre as pessoas e cujas bases são o medo e a desigualdade entre as partes.

Hoje, esses líderes são responsáveis por decisões e ações que geram o desprezo pelos pobres, o desrespeito às minorias, o aumento do desemprego, a precarização dos serviços públicos, a destruição do meio ambiente, a propagação de doenças contagiosas, etc. Além disso, eles contam com apoio dos seus liderados, que em tempos de emergência sanitária ficam mais agressivos.

Entretanto, a crise tem mostrado o surgimento de lideranças, que por meio da solidariedade social e do esforço coletivo mobilizam recursos para vencer a covid-19 e para enfrentar as mazelas sociais, como a violência, a miséria, a falta de moradia, o desemprego e os desafios ambientais.

Aliás, esses líderes estão demonstrando o seu enorme potencial criativo e criador! Também eles e elas agem em defesa da vida, reprovam a falta de escrúpulos de alguns empresários e protestam contra a improbidade de autoridades, que colocam os recursos públicos à disposição dos mais fortes.

Assim, as igrejas, as escolas, os partidos, as empresas e os movimentos sociais precisam empenhar-se na formação de líderes com autoridade racional, que se alicerça na competência e na igualdade entre as partes, ou seja, na formação de líderes com espírito de compaixão e com preparo intelectual e moral, a fim de liderar nos momentos de calamidade pública e de normalidade.

É importante ressaltar, que as lideranças solidárias e as comunidades sabem dialogar na busca de soluções coletivas, respeitando as suas diferenças. Por outro lado, as lideranças autoritárias defendem tão-somente os seus interesses e ainda criam mal-estar para dividir a sociedade.

O grande desafio dos líderes solidários, pós-pandemia, é continuar pressionando o Estado a investir maciçamente em saúde pública, no sentido de se preparar para outros eventos similares à covid-19, e do mesmo modo exigir a criação da renda básica permanente para os mais pobres.

Apesar disso, não é apenas durante a pandemia que temos que ser solidários e ter uma vida protegida do vírus e de suas consequências na saúde, nos empregos e na economia das empresas, contudo, é uma luta constante por uma sociedade em que a natureza humana possa encontrar a sua realização.

Enfim, os líderes como Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Dalai Lama e o Papa Francisco são exemplos de lideranças, que surgiram em tempos difíceis e têm inspirado homens e mulheres a mobilizar a sociedade para caminhar em direção de um mundo mais ecológico, justo e democrático.

Jackson César Buonocore é Sociólogo e Psicanalista

Photo by Victória Kubiaki on Unsplash

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Modelo é presa sob suspeita de envolvimento na morte de delator do PCC

Jacqueline Moreira, que foi presa na últuma quinta-feira (16), tem 28 anos e é moradora…

16 horas ago

Dono de bet e esposa. Quem eram os integrantes do helicóptero que caiu em Caieiras

Um helicóptero com quatro ocupantes caiu no Morro do Tico Tico, em Caieiras, no interior…

18 horas ago

Novidade na Netflix: Filme de ação e comédia marca retorno de Cameron Diaz às telas após hiato de 11 anos

Cameron Diaz e Jamie Foxx esbanjam química nesta superprodução da Netflix que acaba de "sair…

18 horas ago

Turista argentino viraliza ao usar aparelho para desligar caixas de som na praia; conheça os riscos

O uso do aparelho é proibido no Brasil e em diversos outros países e envolve…

2 dias ago

Entenda por que este novo filme se tornou o mais visto da Netflix em 72 países

Um enredo envolvente e reviravoltas surpreendentes são apenas alguns dos motivos que fizeram deste filme…

2 dias ago

Kate Middleton anuncia que seu câncer entrou em remissão

A princesa Gales tornou público o seu diagnóstico em janeiro do ano passado, após se…

2 dias ago