Astronauta que está ‘preso’ no espaço pede ajuda após ouvir ruído estranho na espaçonave

Um som estranho foi identificado a bordo da espaçonave Starliner, da Boeing, atualmente acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS). O astronauta Butch Wilmore, da NASA, relatou o incidente durante uma transmissão ao vivo, descrevendo o som como um “ruído pulsante, quase como um sonar” vindo do alto-falante da nave.

Wilmore entrou em contato com a equipe de suporte em solo para relatar o barulho. “Há um ruído estranho vindo do alto-falante. Eu não sei se você pode se conectar à Starliner. Vou ficar de olho nisso”, afirmou o astronauta, destacando que o som poderia estar relacionado à conexão entre a nave e a ISS.

O atendente, sem conseguir identificar o problema remotamente, perguntou se havia algo mais incomum ocorrendo na Starliner. “Só para ter certeza de que estamos na mesma página: isso está emanando do alto-falante da Starliner. Você não notou mais nada, nenhum outro ruído, nenhuma outra configuração estranha aí?”, questionou.

A situação ocorre enquanto os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, ambos da NASA, estão há mais de dois meses na ISS. Eles foram enviados à estação a bordo da Starliner em seu voo inaugural tripulado. Originalmente planejada para uma semana, a missão foi estendida devido a preocupações com a segurança da espaçonave, que ainda não é considerada segura para o retorno dos astronautas à Terra.

Em resposta, a NASA decidiu que seus astronautas retornarão em fevereiro de 2025 a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX. Já a Starliner, que permanecerá na ISS por mais alguns dias, deverá desacoplar no dia 6 de setembro, às 19h (horário de Brasília). A espaçonave passará cerca de seis horas em manobras antes de pousar no Porto Espacial White Sands, no Novo México, por volta da 1h.

Fim do mistério

A Nasa desvendou o mistério dos ruídos ouvidos na espaçonave da Starliner. A agência explicou que o som pulsante ouvido pelo astronauta Butch Wilmore a bordo da Estação Espacial Internacional, parou. Segundo a agência, o ruído do alto-falante foi resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner.

“O sistema de áudio da estação espacial é complexo, permitindo que várias espaçonaves e módulos sejam interconectados, sendo comum a ocorrência de ruídos e feedbacks. A tripulação é orientada a contatar o controle da missão quando ouvir sons provenientes do sistema de comunicação”.

Os agentes em solo garantiram que o feedback do alto-falante relatado por Wilmore não tem impacto técnico para a tripulação, a Starliner ou as operações da estação, “incluindo a desacoplagem não tripulada da Starliner da estação, prevista para não antes de sexta-feira, 6 de setembro”, disse a agência.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.