JORNALISMO

Atleta amputou parte de um dedo para competir em Paris: “Preço que eu tinha que pagar”

Em um ato surpreendente e de extrema determinação, o jogador australiano de hóquei sobre a grama, Matt Dawson, optou por amputar parte do dedo da mão direita para poder competir na Olimpíada de Paris.

Dawson, de 30 anos, sofreu uma grave fratura no dedo durante um treino em equipe há duas semanas. A recuperação completa de uma cirurgia tradicional levaria meses, comprometendo sua participação nos Jogos Olímpicos. Diante dessa perspectiva, ele tomou a decisão radical de amputar o dedo da articulação à ponta, possibilitando sua recuperação em apenas dez dias.

“Estou definitivamente mais perto do fim da minha carreira do que do começo e, quem sabe, esta poderia ser minha última [Olimpíada]. Se eu sentisse que ainda poderia dar tudo de mim, era isso que eu faria”, disse Dawson ao podcast de hóquei Parlez Vous. “Se cortar a ponta do meu dedo era o preço que eu tinha que pagar, eu faria isso.”

A decisão chocou seus companheiros de equipe e o técnico Colin Batch. “Não sabíamos bem o que pensar e depois descobrimos que ele tinha ido ao hospital e cortado o dedo. Sei que as pessoas dariam um braço, uma perna e até um pouco de um dedo para estar aqui”, comentou o capitão da equipe, Aran Zalewski, em entrevista coletiva em Paris.

Na mesma linha, o técnico Batch comentou à rede australiana Seven News Network: “Um ponto a favor para Matt. Obviamente, ele está muito comprometido em jogar em Paris. Não tenho certeza se teria feito isso, mas ele fez isso, é ótimo.”

Apesar do aviso de sua esposa para não agir precipitadamente, Dawson decidiu naquele mesmo dia que a amputação era a melhor opção para manter vivo seu sonho olímpico. Ele confessou que ao ver a gravidade da fratura, desmaiou no vestiário, pensando que seu sonho havia acabado. Contudo, após consultar um cirurgião plástico que sugeriu a amputação como uma alternativa para um retorno rápido, Dawson não hesitou.

O atleta, que já enfrentou lesões graves anteriormente – como quase perder um olho após ser atingido por um taco de hóquei antes dos Jogos da Commonwealth de 2018 – continua a demonstrar uma resiliência impressionante. Naquela ocasião, ele conseguiu se recuperar e conquistar o ouro com sua equipe. Em 2021, ele ajudou a Austrália a conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio.

Matt Dawson voltou ao campo neste sábado, apenas 16 dias após a lesão, para enfrentar a Argentina, reforçando sua posição como um dos atletas mais determinados e corajosos do hóquei sobre a grama mundial. Na competruição, a seleção australiana levou a melhor, com um placar de 1 x 0.

***
Crédito da foto de capa: X/@ESPNAusNZ

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amanda Kimberlly registra boletim de ocorrência por ataques à filha com Neymar

A influenciadora deixou claro que não tolerará mensagens de ódio contra sua filha e pretende…

11 horas ago

Um filme deliciosamente atrevido na Netflix para aquecer sua noite a dois

Este filme só para maiores disponível na netflix oferece a dose de diversão que você…

15 horas ago

Modelo é presa sob suspeita de envolvimento na morte de delator do PCC

Jacqueline Moreira, que foi presa na últuma quinta-feira (16), tem 28 anos e é moradora…

1 dia ago

Dono de bet e esposa. Quem eram os integrantes do helicóptero que caiu em Caieiras

Um helicóptero com quatro ocupantes caiu no Morro do Tico Tico, em Caieiras, no interior…

2 dias ago

Novidade na Netflix: Filme de ação e comédia marca retorno de Cameron Diaz às telas após hiato de 11 anos

Cameron Diaz e Jamie Foxx esbanjam química nesta superprodução da Netflix que acaba de "sair…

2 dias ago

Turista argentino viraliza ao usar aparelho para desligar caixas de som na praia; conheça os riscos

O uso do aparelho é proibido no Brasil e em diversos outros países e envolve…

2 dias ago