JORNALISMO

Atleta belga do triatlo é internada após nadar no Rio Sena; equipe desiste de competição

A equipe de triatlo da Bélgica anunciou sua retirada da competição de revezamento misto nas Olimpíadas de Paris após a triatleta Claire Michel adoecer dias depois de participar da prova feminina de triatlo. Michel, que terminou a prova em 38º lugar, foi levada a uma clínica na Vila Olímpica no último domingo para receber tratamento. A notícia foi confirmada pela federação belga de triatlo e pelo comitê olímpico do país, conforme reportado pelo The New York Times.

Embora o comunicado oficial não especifique se a doença de Michel está diretamente ligada à qualidade da água do Rio Sena, o incidente reacendeu preocupações sobre as condições sanitárias do local, que é utilizado para as competições de natação dos Jogos Olímpicos. Na semana anterior à prova de Michel, a competição masculina de triatlo foi adiada e sessões de treino foram canceladas após testes indicarem níveis elevados de bactérias na água, incluindo E. coli e enterococos intestinais.

As autoridades olímpicas de Paris haviam prometido melhorar a qualidade da água do Rio Sena, investindo mais de US$ 1,5 bilhão (R$ 8,7 bilhões) em projetos de saneamento. No entanto, as fortes chuvas que atingiram a capital francesa durante o fim de semana de abertura dos Jogos aumentaram significativamente os níveis de poluição no rio, comprometendo esses esforços.

Apesar dos testes diários de qualidade da água, que mostraram níveis de bactérias dentro dos padrões seguros na manhã do dia da prova, amostras coletadas após a competição indicaram níveis mais altos, ainda que dentro dos limites aceitáveis.

Casos Semelhantes

A situação de Claire Michel não é um caso isolado. A equipe olímpica da Suíça também retirou um de seus atletas da competição de revezamento misto devido a uma infecção gastrointestinal. Adrien Briffod, que participou da prova masculina individual de triatlo na quarta-feira anterior, foi diagnosticado com a infecção, embora as autoridades suíças não tenham confirmado se a condição está ligada à qualidade da água do Rio Sena.

Até o momento, outros atletas que competiram nas provas de triatlo não relataram problemas de saúde semelhantes. No entanto, o incidente com Michel levanta questões sobre a segurança das competições aquáticas restantes nas Olimpíadas de Paris. A federação belga de triatlo e o comitê olímpico esperam que o episódio sirva de lição para futuras competições, destacando a necessidade de garantir condições adequadas para os atletas, tanto nos treinos quanto nas provas.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

1 dia ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

1 dia ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

2 dias ago