JORNALISMO

Atriz foi barrada na Globo e faleceu após acusação de crime nos bastidores de novela

A atriz Lucy Mafra (1954-2014) faleceu há oito anos, em razão de uma falência múltipla de órgãos. À época, ela enfrentava uma profunda depressão e já estava havia nove anos longe da TV, desde que tinha sido afastada da novela América (2005), acusada de furto nos bastidores.

Na trama escrita por Gloria Perez, Lucy interpretou a personagem Claudete, que era vizinha e amiga de Islene (Paula Burlamaqui), moradora do núcleo de Vila Isabel. Na ocasião, a atriz foi apontada por uma camareira dos Estúdios Globo como a responsável pelo furto de dinheiro da carteira da atriz Christiane Torloni, que interpretava uma das protagonistas da novela das nove.

O caso não evoluiu para uma acusação formal na Justiça, mas lucy Mafra foi demitida, e sua personagem deixou de existir na história. Além disso, a atriz também nunca mais voltou a integrar o elenco de uma novela. Lucy chegou a ser cogitada para o cast na novela das seis Joia Rara (2013), mas acabou vetada por restrição na alta cúpula da Globo.

Andrea Neves Schiavo Mafra, enteada de Lucy, disse em entrevista ao R7 que a atriz tinha uma rivalidade com a camareira, o que teria acarretado a situação:

“Nesse dia que sumiu esse dinheiro da Torloni, a Lucy estava mexendo no armário dela, que ficava embaixo ou em cima do da Torloni. Mas ela não pegou nada. E esse foi o motivo de ela ter sido afastada na novela. Colocaram o nome dela na mídia como ladra e isso acabou com a carreira dela.”, contou.

Devido à repercussão negativa do caso, Lucy não conseguiu muitos papéis no teatro ou em outras emissoras e precisou se mudar do Rio de Janeiro. Ela foi viver ao lado da mãe, no município de Vassouras (RJ), e passou a contar com a ajuda financeira de amigos. A partir da morte da mãe, ela passou a enfrentar uma depressão até sua morte, aos 60 anos.

Lucy Mafra ao lado da mãe e da enteada

Carreira

Lucy Mafra nasceu no Rio de Janeiro, em 1954. Iniciou sua carreira de atriz no teatro de rua. No final dos anos 1970, estreou no cinema em filmes como O Cortiço (1978) e O Gigante da América (1978). Na TV, fez sua estreia em Água Viva (1980), novela de Gilberto Braga e Manoel Carlos, na Globo.

Desde então, emendou diversos trabalhos em folhetins, séries e minisséries da emissora, interpretando papéis coadjuvantes em A Próxima Vítima (1995), Por Amor (1997), O Clone (2001) e Chocolate com Pimenta (2003), no ar em edição especial na Globo.

Na novela de Walcyr Carrasco, Lucy deu vida a Venúsia, empregada da casa de Danilo (Murilo Benício). A atriz também ficou conhecida ao interpretar Dona Candoquinha, no humorístico Escolinha do Professor Raimundo (1990).

Lucy Mafra e Chaguinha em Por Amor (1997)

***
Redação Conti Outra, com informações do Notícias da TV.
Fotos de capa: Reprodução/Globoplay.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

7 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

16 horas ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

16 horas ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

1 dia ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

2 dias ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

2 dias ago