Ao sul de Santiago, no Chile, localiza-se uma das comunidades mais pobres e perigosas da cidade. La Pintana tem sido estigmatizada há anos por causa de seus altos níveis de violência, mas apesar desse fardo, hoje ela se destaca por uma tremenda razão: é um dos municípios que mais reciclam lixo no Chile.
A iniciativa do município local é um exemplo. De acordo com AJ +, eles coletam 140 toneladas de resíduos por semana, o que representa 50% dos resíduos gerados.
O trabalho conjunto dos moradores do local e do município não só alcançou impacto ambiental, como também reduziu despesas. Como eles fazem a reciclagem e não pagam por uma empresa especializada, economizam cerca de US $ 500 (aproximadamente 1.969,00) por dia.
Nós não precisamos ser ricos para ser conscientes e o bairro La Pintana deixa isso bem claro. Eles são um exemplo de como superar obstáculos econômicos, ambientais e sociais e fazer a diferença no planeta.
Desde 2005, o município recolhe resíduos de plantas para criar composto e todo o processo foi ensinado aos vizinhos. “Reunimos o tomate, a batata e as cascas de todos os vegetais”, disse um dos moradores do bairro ao AJ+.
A expectativa é de que mais comunidades em Santiago copiem a ação do bairro La Pintana, no intuito de que o 11º lugar em desenvolvimento sustentável na América Latina, conquistado pelo Chile, possa ser superado.
***
Redação CONTI outra. Com informações de upsocl