Banksy, o artista inglês icônico e anônimo, possui uma grande variedade de obras de arte com mensagens sociais poderosas e um tanto polêmicas.
Seu amplo portfólio de pinturas e desenhos é proporcional à grandeza de seu nome no mundo artístico.
Influência para milhares de artistas ao redor do mundo, ele não faz questão de aparecer em público por razões de privacidade, mas está sempre presente nas ruas através de sua arte.
O polêmico artista inglês iniciou sua trajetória artística no início da década de 90, na pacata cidade de Bristol. Desde então, sua figura é representada em museus, congressos e feiras de arte, embora ele mesmo nunca tenha participado pessoalmente de qualquer evento desse tipo.
Preocupado em manter-se longe dos holofotes, ele cria sua arte atrás dos bastidores, no escuro e sozinho, pois assim é mais valorizado: em anonimato.
Muitos de seus fãs expressam o desejo de conhecê-lo, mas outros simplesmente aceitam o fato de que a identidade de Banksy é um mistério muito bem encoberto e improvável de ser desvendado.
Não é preciso conhecer um artista para apreciar suas obras de arte, gostar de seu estilo e compactuar de suas ideias.
Quanto ao conteúdo dos trabalhos de Banksy, todo ele é expresso a partir de uma crítica social sobre algum aspecto de injustiça, desigualdade ou opressão no mundo. Ativista político, crítico social, porta-voz contra a violência e o terrorismo. São muitos os papéis que Banksy assume no cumprimento de suas funções.
Ele já foi procurado pela polícia de vários estados e países, mas nunca incriminado. Sua arte de guerrilha é, na verdade, um contra-ataque às intempéries da sociedade. Banksy não chega a ser um fora da lei; é apenas um artista revoltado que faz parte de um movimento reacionário. Muitos estão junto dele nessa causa.
Os temas abordados pelo artista são política, filosofia, socialismo, terrorismo, sexualidade e outros derivados. Nas 50 obras de Banksy a seguir, pode-se notar algumas abordagens interessantes sobre esses temas em geral. Veja:
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…