O DNA de um gorila é 97-98% idêntico ao de um humano. Não é por acaso que temos muitas coisas em comum. Eles habitam as florestas da África, mas devido ao perigo de extinção, muitos nascem, vivem e morrem em zoológicos de todo o mundo.
E assim foi com esse bebê, que veio ao mundo no Zoológico de Bristol, no Reino Unido. Ele é um filhote saudável e muito delicado, além de tremendamente esperançoso para a espécie.
Infelizmente, a mãe deste bebê relatou problemas de saúde após o parto. A mãe chamada Kala não podia mais cuidar dele e agora uma equipe de cuidadores experientes em mamíferos passou a cuidar do bebê.
Kala está lutando intensamente para se recuperar, como se soubesse que seu filho está esperando por ela. Felizmente, a equipe especializada cuida do seu filho 24 horas por dia.
Eles não o negligenciam nem por um segundo, na verdade ele passa o dia todo nos braços dos cuidadores, alimentando-se e recebendo muito amor.
“O bebê gorila está sendo criado por uma equipe experiente de cuidadores de mamíferos que estão fazendo o possível para tratá-lo como uma mãe gorila faria, esperando que ele se agarre com força e fazendo vocalizações de gorila para reintrodução no bebê no grupo.”, comentou Treehugger Lynsey Bugg, trabalhadora do zoológico.
Tamanha é a preocupação com o tesouro peludo, que para carregá-lo usam um colete feito de fios especiais, para facilitar o aconchego do bebê. A ideia é imitar o seio da mãe. Eles também o manipulam como uma mãe gorila, imitando os movimentos e mantendo as formas e virando-o de cabeça para baixo.
Mas o pequeno não está 100% afastado da mãe e da vizinhança. Na verdade, ele tem momentos em que interage com o resto dos gorilas, sendo introduzido no ambiente natural.
O bebê ainda não foi batizado e tem ainda 4 meses restantes para ser criado por humanos, até que sua mamãe esteja saudável. O pequeno está ficando mais forte e maior a cada dia, crescendo constantemente.
Com informações de UPSOCL