Dana é o nome da protagonista desta história, uma Orangotango de Sumatra que deu à luz e devolveu a esperança à sua espécie. Dana mora no Durrell Wildlife Sanctuary e sua vida, como a de muitos animais resgatados, é marcada por um passado cheio de cicatrizes. Felizmente, tudo mudou desde que ela passou a morar no santuário.
Recentemente, o nascimento de seu filhote trouxe alegria a todos os seus cuidadores, ainda mais depois de ter sofrido complicações na gravidez anterior, onde infelizmente, o bebê nasceu morto e a vida de Dana ficou em risco.
Dana tem 25 anos e foi considerada infértil depois que suas trompas de falópio foram bloqueadas. Por isso, o nascimento do novo filhotinho foi muito especial por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção.
A orangotango passou por um tratamento para que recuperasse a fertilidade. O pai do novo bebê é um orangotango de 28 anos chamado Dagu.
Devido ao seu passado, o dia em que a orangotango deu à luz seu bebê foi considerado um verdadeiro milagre. O momento emocionante e memorável foi registrado em vídeo, e foi testemunhado pela equipe profissional do santuário que de longe contemplava um espetáculo da natureza.
A partir do momento em que o filhote chegou ao mundo, Dana imediatamente cumpriu seu papel de mãe. Ele pega o pequeno orangotango em suas mãos e gentilmente o embala e usa a boca para limpá-lo. Um dos observadores comenta:
“Ela está começando a remover o saco amniótico.”
Não demorou muito para o pequeno dar seus primeiros sinais de vida, ele começa a se mover lentamente e em seguida emite um pequeno grunhido.
Esses sinais deixaram os especialistas felizes e emocionados pelo sucesso do parto. Eles acompanharam de perto cada gesto que Dana fazia para o bebê e conseguiram ver como Dana limpava o trato respiratório do filhote usando a boca.
Embora o pai, Dagu, não participe diretamente do nascimento de seu filhote, ele pode ser ouvido fazendo alguns barulhos, ele sabia que algo importante estava acontecendo, sua nova filha havia vindo ao mundo.
Após alguns minutos em que Dana deu à luz, algo realmente incrível aconteceu, ela vai até seus cuidadores para mostrar de perto o seu filhote.
“Isso é incrível, ela veio nos mostrar o bebê. Isso é fantástico!”, diz um dos cuidadores.
O nascimento deste novo filhote é muito valioso para a organização Durrel Wildlife Park, que trabalha duro para proteger espécies ameaçadas de extinção.
O Orangotango de Sumatra é uma espécie criticamente ameaçada, então esta notícia é uma gota de esperança para todos os amantes e defensores dos animais.
O bebê foi nomeado Keajaiban, que significa Milagre.
Assista ao registro do nascimento de Keajaiban:
Com informações de Zooprendente