Uma bebê que nasceu debaixo dos escombros do terremoto que atingiu a Síria e a Turquia na segunda-feira (6) foi encontrada e resgatada pelo tio, Khalil al Shami, de 34 anos. Ele cavava os destroços do prédio onde morava a família de seu irmão, Abdalá Mleihan, no nordeste do país árabe, quando encontrou a sobrinha.
Shami relatou ao The New York Times que sua cunhada, Aafra, estava prevista para “dar à luz no dia seguinte”, mas que entrou em trabalho de parto muito provavelmente “em estado de choque”. A bebê ainda estava ligada à mãe pelo cordão umbilical.
Quando reconheceu as pernas de Aafra, Shami se deparou com a sobrinha e cortou o cordão umbilical. A confirmação de que a bebê estava viva veio a partir do choro forte da menina ao ser separada da mãe. Ela foi levada a um hospital, onde foi colocada em uma incubadora e recebeu vitaminas.
“Ela chegou com os membros dormentes por causa do frio, sua pressão arterial estava baixa. Prestamos os primeiros socorros e a colocamos sob perfusão, porque ela ficou muito tempo sem ser alimentada”, explicou o médico Hani Maaruf à AFP.
Segundo o médico, a bebê apresenta hematomas, mas que o quadro de saúde dela é estável. “Pesa 3,175 kg, então nasceu dentro do prazo”, afirma.
Ele afirma ainda que a menina provavelmente nasceu sete horas após o terremoto. Com poucos recursos, os socorristas levaram horas para remover os escombros e retirar os corpos dos demais membros da família.
A bebê é a única que continua viva depois que o prédio de quatro andares onde moraria desabou. A residência, agora em ruínas, ficava em Jindires, uma cidade no noroeste da Síria duramente atingida pelo terremoto.
***
Redação Conti Outra, com informações do Yahoo!
Fotos:
A Netflix expande seu catálogo de adaptações de Harlan Coben com 'Cilada', minissérie de 6…
Uma das grandes estrelas da teledramaturgia brasileira partiu de forma trágica em um dos episódios…
Estar próximo de quem se ama fortalece a relação e traz diversos benefícios para o…
Utilizar um gerador de energia para residência se tornou a melhor forma de garantir disponibilidade…
Um filme profundamente emocionante e ao mesmo tempo otimista e inspirador.
Especialistas estudam como um simples movimento de cabeça ao interagir com alguém pode refletir processos…