A arteterapia é uma prática integrativa muito usada na psicologia e na medicina, sendo essa temática diretamente ligada ao bem-estar do ser humano, visto que o lazer é uma das vertentes que indicam uma qualidade de vida.
Na terapia, por exemplo, muitos pacientes trazem atividades relacionadas à arte como um lazer, mas que possuem resultados positivos. O que resultou na arteterapia como um espaço para expressar sentimentos, criatividade, descobertas de novas habilidades e ajuda no autoconhecimento.
Em 2017, a meditação e a musicalização foram incluídas como prática a ser realizada no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo também reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.
Um estudo recente apontou que a arte torna você mentalmente mais saudável, onde é comprovado que os níveis de cortisol podem ser reduzidos com a prática, aliviando sintomas como estresse e ansiedade em jovens e idosos.
O intuito da arteterapia é trazer benefícios para a saúde física e mental, trabalhando os sentimentos reprimidos, estimulando o raciocínio, autoexpressão, relacionamentos afetivos e autoconhecimento que resultam em ações.
A arteterapia é uma prática séria e orientada por psicólogos e terapeutas ocupacionais, você poderá realizar alguns exercícios em casa, não apenas no consultório em atendimento individual ou grupal.
Veja algumas sugestões e benefícios da arteterapia para o autoconhecimento.
A arte do desenho e pintura permite expressar sentimentos reprimidos, colocar para fora as angústias internas e a forma como o indivíduo se vê no mundo.
Neste exercício você pode usar diversos tipos de materiais, desde lápis coloridos, canetas, tintas e até giz-de-cera.
Colocar em palavras aquilo que se pensa, nem sempre é tarefa fácil, mas quando se consegue se expressar é realmente libertador.
Para praticar a escrita, deixe sua escrita fluir, sem direção e nomeie de alguma forma aquilo que está sentindo, concentre-se sem julgamentos ou normas.
A arte da colagem nada mais é do que criar a partir de elementos prontos, ou seja, selecionar materiais manuseáveis e transformá-los em algo que deseja ou se espera.
Se você não sabe por onde começar, uma dica é renovar objetos usando cola, que serve para treinar suas habilidades e memorizar a criação de algo novo.
Dentro das artes expressivas e da comunicação estão o teatro e as danças, que ajudam a desenvolver a imaginação, e no consultório, ajuda o paciente a expressar seus traumas e visão que tem do mundo.
Aprender a interpretar um papel pré-estabelecido, permite uma autoanálise, e as técnicas da arteterapia podem contribuir para este processo.
Saber se expressar é uma das condições para o autoconhecimento, seja através de gestos com o corpo, fala, desenhos e diversos outros tipos de criações que agregam à saúde mental e do corpo.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…