Bombeiros do RJ e SP iniciam rondas nas praias com alertas para evitar aglomerações.

No Rio de Janeiro, com um alto-falante instalado em um carro, um bombeiro repetia a seguinte mensagem:
“A Defesa Civil Estadual pede à população que evite aglomerações nas praias. Por favor, para a sua segurança de seus vizinhos, amigos e familiares, volte para casa”.

“O momento é de conscientização. Faça a sua parte a ajude a prevenir e a controlar o coronavírus. Você sempre conta com os bombeiros. Podemos contar com você?”, emendou.

O carro parou em praias como a do Recreio, na Zona Oeste, e Vermelha, na Zona Sul. A Praça Cardeal Arcoverde, um dos acessos do metrô para a Praia de Copacabana, também foi um ponto.

“As pessoas precisam se conscientizar. É questão de segurança de todos. Dos vizinhos, da família, dos amigos. Vamos fazer nossa parte e ajudar a prevenir e controlar o coronavírus”, disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey.

Cerca de 150 viaturas foram mobilizadas para a ação. O planejamento prevê extensão dessa cobertura de alerta por outros municípios fluminenses.
Nos vídeos gravados pelos bombeiros, é possível ver poucos banhistas nas praias — ninguém foi retirado da areia.

No litoral paulista, Guarujá, uma ação semelhante ocorreu. Um carro de som passava pelas praias e pedia que os banhistas voltassem para suas casas. A ação foi tomada pela prefeitura da cidade e visa conter o avanço da infecção pelo novo coronavírus na Baixada Santista. Segundo o último balanço das secretarias de saúde, as nove cidades da Baixada Santista acompanham 95 casos suspeitos da doença.

A ação faz parte de uma campanha de conscientização da administração municipal, junto com a Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde, para alertar a população que, mesmo após as orientações do Governo de Estado de São Paulo de evitar aglomerações, continua indo às praias.

O carro de som passou por diversas praias da cidade emitindo a mensagem: “Senhores, senhoras e banhistas, evitem aglomerações nas praias, por favor. Para sua segurança, dos seus vizinhos, amigos e familiares, volte para casa. O momento é de conscientização. Faça a sua parte e ajude a prevenir e controlar o coronavírus. Você sempre conta com o Corpo de Bombeiros e as autoridades locais, queremos contar com você.”

De acordo com o prefeito da cidade, a ação ocorrerá duas vezes por dia nas principais praias do Guarujá, com acompanhamento da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e equipes da Secretaria de Saúde do município.

 

Com informações de G1







Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.