Para quem não sabe, vitiligo é um condição crónica que não tem cura caracterizada pela despigmentação da pele, provocando manchas brancas pelo corpo. Normalmente, esta condição desenvolve-se antes dos 20 anos, acabando por, na maioria dos casos, causar uma baixa auto-estima nas pessoas afectadas, já que estas são muitas vezes alvo de estigma social.
Foi precisamente a pensar nisso que a artista norte-americana Kay Black, mais conhecida por Kay Customz, decidiu criar uma linha de bonecas de porcelana com vitiligo, tentando assim ajudar as crianças que sofrem desta condição a aceitarem-se e a amarem-se tal como são.
Feitas por encomenda, as bonecas custam US$125 (cerca de R$ 459) e a artista tenta ao máximo que fiquem o mais parecidas possíveis com as suas clientes, sendo que estas enviam fotografias suas para servirem de exemplo.
Sem dúvida uma excelente iniciativa que faz a diferença na auto-estima destas pessoas, que infelizmente ainda são alvo de bastante discriminação na nossa sociedade.
Estes são alguns exemplos do seu trabalho:
Via Sábias Palavras
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…