curiosidades

Brasileira fará parte da equipe de Biden para o combate à Covid-19

Foi anunciado nesta segunda-feira (9) pela equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, o conselho consultivo para o combate à Covid, que conta com uma brasileira entre os membros anunciados.

Luciana Borio é pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores dos EUA, ex-diretora de preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional do país e ex-cientista-chefe interina da FDA (Food and Drug Administration, na sigla em inglês), órgão equivalente à Anvisa.

A equipe do conselho consultivo será composta por especialistas em saúde pública e terá como objetivo aconselhar Biden, a vice-presidente, Kamala Harris, e a equipe de transição do governo para enfrentar a pandemia.

“Lidar com a pandemia do coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei guiado pela ciência e por especialistas”, afirmou Biden em seu comunicado.

Joe Biden

Segundo o novo presidente eleito dos EUA, o conselho consultivo “ajudará a moldar a abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas; garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita; e proteger as populações em risco”.

O comunicado da equipe de transição de Biden diz que Borio é especialista em biodefesa, doenças infecciosas emergentes, desenvolvimento de produtos médicos e emergências complexas de saúde pública.

Borio também já foi diretora do escritório de contraterrorismo e de ameaças emergentes e comissária assistente para política de contraterrorismo do Conselho de Segurança Nacional.

A brasileira vive desde o fim da década de 80 nos EUA, e segundo a BBC, ela era assessora da Casa Branca em maio de 2018 quando alertou, durante um simpósio, que uma pandemia de gripe seria a principal ameaça à segurança sanitária do país.

“Estamos preparados para responder a uma pandemia? Receio que a resposta seja não”, afirmou Borio durante uma palestra para marcar os 100 anos da pandemia de gripe espanhola, de acordo com a BBC.

Luciana Borio, em foto de setembro de 2014 — Foto: Alex Wong/Getty Images North America/Getty Images via AFP/Arquivo

Os Estados Unidos concentram cerca de 20% de todos os casos e mortes por coronavírus do mundo e registraram quatro dias seguidos de recordes de infectados na semana passada. São quase 10 milhões de casos e mais de 237 mil óbitos no país. Portanto, o trabalho de Luciana Borio e de todo o Conselho será mais do que necessário para o país.

 

Com informações de G1

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Ator que fez Beiçola em ‘A Grande Família’ se muda para casa doada por Marieta Severo; veja as imagens!

O ator de 67 anos foi recebido na última quinta-feira (10) no Retiro dos Artistas,…

11 horas ago

10 indícios de que você está com níveis elevados de açúcar no sangue

Confira os 10 principais sintomas que podem indicar que algo não vai bem com a sua glicemia.

12 horas ago

Cassino Ao Vivo: Por que razão os jogadores adoram jogos com crupiê ao vivo

O entretenimento ao vivo é uma experiência interessante que é útil tanto para iniciantes quanto…

1 dia ago

Bill Gates revela que vai deixar apenas 1% de sua fortuna aos filhos; saiba qual é a quantia

"Eles tiveram uma ótima criação e educação, mas decidi que não seria um favor deixá-los…

2 dias ago

O filme imbatível que é o mais visto da história da Netflix, com mais de 230 milhões de visualizações

O fenômeno explosivo da Netflix que reúne um time de estrelas de peso de Hollywood…

2 dias ago

Estudantes de medicina debocham de jovem que faleceu após 4 transplantes

Vitória Chaves da Silva, de 26 anos, faleceu por insuficiência renal dias após ter sido…

2 dias ago