curiosidades

Brasileira fará parte da equipe de Biden para o combate à Covid-19

Foi anunciado nesta segunda-feira (9) pela equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, o conselho consultivo para o combate à Covid, que conta com uma brasileira entre os membros anunciados.

Luciana Borio é pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores dos EUA, ex-diretora de preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional do país e ex-cientista-chefe interina da FDA (Food and Drug Administration, na sigla em inglês), órgão equivalente à Anvisa.

A equipe do conselho consultivo será composta por especialistas em saúde pública e terá como objetivo aconselhar Biden, a vice-presidente, Kamala Harris, e a equipe de transição do governo para enfrentar a pandemia.

“Lidar com a pandemia do coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei guiado pela ciência e por especialistas”, afirmou Biden em seu comunicado.

Joe Biden

Segundo o novo presidente eleito dos EUA, o conselho consultivo “ajudará a moldar a abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas; garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita; e proteger as populações em risco”.

O comunicado da equipe de transição de Biden diz que Borio é especialista em biodefesa, doenças infecciosas emergentes, desenvolvimento de produtos médicos e emergências complexas de saúde pública.

Borio também já foi diretora do escritório de contraterrorismo e de ameaças emergentes e comissária assistente para política de contraterrorismo do Conselho de Segurança Nacional.

A brasileira vive desde o fim da década de 80 nos EUA, e segundo a BBC, ela era assessora da Casa Branca em maio de 2018 quando alertou, durante um simpósio, que uma pandemia de gripe seria a principal ameaça à segurança sanitária do país.

“Estamos preparados para responder a uma pandemia? Receio que a resposta seja não”, afirmou Borio durante uma palestra para marcar os 100 anos da pandemia de gripe espanhola, de acordo com a BBC.

Luciana Borio, em foto de setembro de 2014 — Foto: Alex Wong/Getty Images North America/Getty Images via AFP/Arquivo

Os Estados Unidos concentram cerca de 20% de todos os casos e mortes por coronavírus do mundo e registraram quatro dias seguidos de recordes de infectados na semana passada. São quase 10 milhões de casos e mais de 237 mil óbitos no país. Portanto, o trabalho de Luciana Borio e de todo o Conselho será mais do que necessário para o país.

 

Com informações de G1

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Filme absurdamente lindo da Netflix tem só 14 minutos e faz as pessoas se desfazerem em lágrimas

Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.

5 minutos ago

Qual é a melhor maneira de converter imagem em texto?

Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…

1 hora ago

Ozymandias: O poema de 200 anos repleto de lições sobre o futuro da humanidade

O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…

17 horas ago

Filme de “lavar a alma” disponível na Netflix vai transformar o seu dia

Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…

22 horas ago

Autor de atentado em Brasília queria matar Alexandre de Moraes’, diz ex-mulher

Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…

1 dia ago

Homem é encontrado sem vida em cama de bronzeamento artificial após três dias desaparecido

A polícia está tentando desvendar o mistério por trás do óbito de Derek Sink, de…

2 dias ago