Theo Costa Ribeiro, de apenas 5 anos de idade, é o mais jovem brasileiro a se tornar membro do Mensa International, sociedade britânica que reúne pessoas de alto QI de todo o mundo. O menino, que vive com a família em São Paulo, atingiu 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil em uma série de testes que duraram 6 dias.
Antes de Theo, outras crianças ingressaram na sociedade de gênios. De São Paulo, o pequeno Gustavo Saldanha, de 8 anos, obteve 140 pontos de QI desvio padrão 15, o que equivale a 99,6 de percentil. Já o carioca Romeu Gutvilen, de 7 anos, obteve uma pontuação de 138 e 99,43 de percentil, ficando acima da média brasileira que é de 87 e 20, respectivamente.
De acordo com os testes realizados com Theo, o menino possui hoje a capacidade intelectual de uma pessoa de quinze anos. Depois de seis meses de análises, a Mensa International respondeu à solicitação dos pais do garoto e aprovaram o ingresso.
O resultado dos testes alterou a rotina de Theo, que já adiantou uma série, e agora estuda o segundo ano, devido ao seu desenvolvimento cognitivo.
“Existia a possibilidade de adiantar mais que um ano, mas optamos por ir aos poucos, pois o emocional é importante também. O Theo foi muito bem e não nos surpreendeu em ter feito amizade rapidamente com os novos colegas”, disse Ygor Ribeiro, pai de Theo.
O neurocientista e mestre em psicologia, doutor Fabiano de Abreu Agrela, que assessora Theo e também Gustavo Saldanha, disse que “temos um promissor gênio brasileiro”.
Agrela também é membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society, esta última a mais restrita sociedade de alto QI do mundo. Segundo ele, Theo um dia pode também fazer parte desta sociedade.
“Eu acredito que com o trabalho e educação que estamos fazendo com o menino, ele possa, quando tiver mais idade, alcançar esta pontuação. Não estou dizendo que QI se aumenta, mas ele tem sim uma variável que se pode alcançar.” disse o doutor, que tem 155 a 188 pontos de QI e é membro de quatro sociedades.
***
Redação Conti Outra, com informações de UOL.
Foto: Divulgação / MF Press Global