Grupos de ativistas da causa animal foram recentemente alertados sobre o avistamento de cães abandonados com pelos azuis brilhantes perto de uma fábrica de produtos químicos desativada na cidade russa de Dzerzhinsk. Os grupos suspeitam que os cães tenham sido expostos a produtos químicos perigosos que vazaram da instalação.
A fábrica teria falido em 2015. Quando foi abandonada, animais abandonados conseguiram andar pelo local e podem ter tido contato com substâncias tóxicas que não foram completamente eliminadas do prédio.
Embora ainda não se saiba o que exatamente fez com que os cães atingissem a cor azul brilhante, o The Moscow Times aponta que a fábrica abandonada produzia plexiglass e ácido cianídrico – essencialmente cianeto de hidrogênio dissolvido em água.
Como o nome sugere, o cianeto de hidrogênio é um composto extremamente venenoso, também conhecido como ácido prússico.
O sulfato de cobre é outro provável culpado, pois é um composto inorgânico azul brilhante usado em vários processos industriais. Seja o que for, a principal preocupação atualmente é com o bem-estar dos cães.
They found some striking blue dogs in Russia, in the city of Dzerzhinsk an event occurred that puzzled more than one, they found a herd of dogs that aroused their astonishment, since they all had blue fur. pic.twitter.com/wu1GaAqUV9
— Moises Lopez (@chapoisat) February 16, 2021
“A tinta em seus pelo indica que eles tiveram contato direto ou mesmo ingestão de substâncias potencialmente tóxicas ou prejudiciais”, disse Kelly O’Meara, vice-presidente da Humane Society International, à Newsweek.
“Isso pode resultar em queimadura ou coceira dolorosa na pele ou sangramento interno e doenças que podem levar à morte, sem intervenção veterinária”, ela continuou.
Fotos dos cães divulgadas nas redes sociais mostram que eles estão sendo cuidados e testados com um veterinário local em um abrigo em Nizhny Novogrod, uma cidade a uma hora de carro de Dzerzhinsk.
Blue dogs were spotted near an abandoned chemical plant at Dzerzhinsk in Russia's Nizhny Novgorod region.strange colouring may caused by chemical waste such as copper sulphate.vibrant blue coats not a happy one.much concerned issue. it may cause health issues to them#saveanimals pic.twitter.com/USBGSkKupB
— priya balu (@priyabalu_2000) February 14, 2021
Estranhamente, esta não é a primeira vez que cães abandonados com pelos azuis brilhantes são vistos nas ruas. Em 2017, cães azuis foram vistos em Mumbai – uma investigação descobriu que a alta poluição das fábricas do rio Kasadi, no distrito de Navi, estava fazendo com que os cães adquirissem uma pelagem com tonalidade azul.
Apesar dos acontecimentos preocupantes que levaram a este avistamento impressionante, há uma boa notícia: o abrigo Nizhny Novogrod já encontrou donos para dois dos cães de cor azul.
***
Redação Conti Outra, com informações de Interesting Engineering.
Foto destacada: Moises Lopez / Twitter.