curiosidades

Carreta percorre Praia Grande oferecendo banho quente a moradores de rua

Neste inverno, uma boa ação vem fazendo a diferença na dura rotina de pessoas em situação de rua em Praia Grande. Uma carreta de banho circula por bairros da cidade com água aquecida e roupas limpas para aqueles que sofrem com as baixas temperaturas.

O projeto “Amigos do Banho” foi criado por voluntários de uma das paróquias da cidade no fim de 2017, mas só foi inaugurado em novembro de 2018. Desde então, a carreta itinerante passa por bairros do município todas as quartas-feiras. Por dia, a ação consegue oferecer cerca de 30 banhos com água aquecida.

Cada pessoa recebe um kit de higiene, roupas limpas e, quando disponível, um cobertor. Após o banho, eles também ganham uma marmita com arroz, feijão, carne, além de pão e suco. Ao todo, cerca de 400 refeições são distribuídas e 100 banhos são tomados.

Segundo o criador da carreta, Rubens Prado, a ideia de oferecer banho a moradores de rua surgiu após o hábito de sair à noite para ajudar quem precisa. “Fazemos refeições há dois anos, e tive a ideia ao conhecer a vida e as condições de higiene que essas pessoas apresentam. Pesquisei e consegui construir, com o apoio da igreja”.

Voluntários preparam cerca de 400 refeições mensais para pessoas em situação de rua (Foto: Rubens Prado/Arquivo Pessoal)

O projeto foi criado com o aporte financeiro da Paróquia Santo Antônio, de Praia Grande. Mas, Rubens ressalta que, no dia a dia, não faz nada sozinho. Uma equipe formada por cerca de 15 membros das capelas Espírito Santo e Mãe de Deus prepara as marmitas e o ajuda no funcionamento da carreta de banho.

O gesto de solidariedade é prontamente devolvido por quem recebe essa ajuda. “Um homem voltou para nos agradecer, dizendo que, com o banho e a roupa nova, teve forças para voltar para a família e conseguiu arrumar um emprego”, lembra.

Ele explica que, apesar do gesto de amor, o preconceito ainda é uma barreira quando se trata de ajudar pessoas em situação de rua. “Às vezes, não saímos por falta de roupas, pois 90% dos que tomam banho são homens. Existe muito preconceito em doar roupas e alimentos, acham que estamos incentivando para que essas pessoas fiquem na rua”, lamenta.

Refeições são compostas por arroz, feijão, mistura, pão e suco (Foto: Rubens Prado/Arquivo Pessoal)

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de A Tribuna.
Foto destacada: Arquivo Pessoal/ Rubens Prado.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

2 dias ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

2 dias ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

3 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

3 dias ago