Pela primeira vez em mais de 45 anos, uma casa vitoriana foi realocada em San Francisco, California, nos Estados Unidos, no último domingo (21).
A casa de estilo italiano de 1880, que já esteve localizada na rua Franklin, 807, se arrastou por sete quarteirões até a rua Fulton, 635, em uma plataforma hidráulica operada por controle remoto.
O transporte da casa teve uma sensação quase comemorativa, com os espectadores aplaudindo enquanto a casa se movia centímetro a centímetro. Conhecida como Englander House, ela começou a viajar para o sul pela Franklin Street até a Golden Gate Ave por volta das 7h20. Virou à direita para viajar para oeste até a Laguna Street, fazendo sua última curva na Fulton, onde ficará situada ao lado de um antigo necrotério.
Alguns parquímetros, luzes de rua e cabos de energia tiveram que ser removidos como preparação para a viagem e muitas árvores também tiveram que ser cortadas.
O necrotério na Fulton St., foi movido anteriormente cerca de 12 pés em direção à linha do lote para dar lugar à Casa Englander. Os dois edifícios serão combinados em um novo empreendimento, com 10 unidades construídas no antigo prédio mortuário e a Englander House convertida em sete unidades.
O grande lote de 75 pés de largura onde a Englander House ficava agora se tornará o local de um novo complexo de apartamentos de 47 unidades. Isso é um total de 64 novas unidades habitacionais como resultado dessa mudança histórica.
***
Redação Conti Outra, com informações de SFGate.
Fotos: AP Photo/Noah Berger.