Segundo o Departamento de Saúde da Flórida, nos Estados Unidos, uma pessoa contraiu Naegleria fowleri, uma microscópica ameba unicelular que causa infecção no cérebro. O paciente vive no condado de Hillsborough.
O parasita costuma ser encontrado em água doce quente – lagos, rios e fontes termais, por exemplo, e no solo. A infecção geralmente acontece quando a água contaminada entra no corpo através do nariz. Uma vez que a ameba entra no nariz, ela viaja para o cérebro, onde causa uma doença meningoencefalite amebiana primária.
Os sintomas da doença são: febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e dores de cabeça. O tratamento pe feito com uma combinação de medicamentos, mas a maioria dos infectados falece em até uma semana. Estima-se que 97% dos infectados acaba indo a óbito.
Segundo reportagem da BBC Brasil, o alerta emitido pelas autoridades locais é para que os moradores do condado evitem o contato do nariz com água encanada e, se forem realizar atividades aquáticas em lagos e rios, usem acessórios que mantenham as narinas fechadas.
Infecções por Naegleria fowleri são raras nos EUA, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Entre 2008 e 2017, apenas 34 infecções do tipo foram registradas no país.
***
Redação CONTI outra. Com informações de BBC
Se você estava procurando um bom motivo para não sair de casa hoje, saiba que…
O estudante é fruto de um arranjo familiar em que a mãe biológica é irmã…
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…