Redação CONTI outra

Cientistas criam protótipo de “olho biônico” para garantir a visão a pessoas cegas

Cientistas da Universidade de Minnesota afirmam ter dado um grande passo em direção à criação de um olho biônico que pode ajudar pessoas cegas a enxergar. As informações sobre o protótipo foram publicadas na revista científica Advanced Materials.

Para chegar ao resultado do protótipo, os cientistas imprimiram uma variedade de receptores de luz em uma cúpula de vidro hemisférica. Eles usaram uma impressora 3D personalizada para imprimir uma base de partículas de prata e depois imprimiram fotodiodos na parte superior, que convertem luz em eletricidade.

O resultado do experimento foi um protótipo de “olho” que é 25% eficiente na conversão de luz em eletricidade. Em teoria, esse dispositivo poderia então ser usado para converter o mundo real em sinais que poderiam um dia ser interpretados pelo cérebro de uma pessoa.

“Os olhos biônicos são geralmente considerados ficção científica, mas agora estamos mais perto do que nunca de poder chegar a essa tecnologia usando uma impressora 3D de materiais múltiplos”, disse em comunicado o co-autor do estudo, Dr. Michael McAlpine.

Outras conquistas

Essa mesma equipe já conseguiu criar órgãos artificiais antes, incluindo um “ouvido biônico” em 2013 e uma pele biônica no ano passado, para dar aos robôs uma sensação de toque.

Agora eles esperam levar o olho biônico para o próximo nível, adicionando mais receptores de luz para torná-lo mais eficiente. Eles também querem usar um material mais macio para que o dispositivo possa ser implantado em um olho real.

Esta não é a primeira tecnologia de olho biônico a ser desenvolvida. Em 2016, foi revelado ao mundo um dispositivo que poderia ser implantado cirurgicamente na retina de uma pessoa, com um par de óculos que usam uma câmera para capturar o que está acontecendo ao redor da pessoa que o utilizar.

O último projeto da Universidade de Minnesota oferece um processo de fabricação muito mais rápido, afinal a impressão do dispositivo leva apenas uma hora. Em seu artigo, os cientistas disseram que sua pesquisa valida “o potencial da impressão 3D para alcançar dispositivos e materiais eletrônicos ativos, integrados e de alto desempenho”.

Notícias como essa só nos fazem mais uma vez lembrar da importância da ciência para aprimorar cada vez mais a experiência humana. Que venham mais maravilhosas descobertas!

***

Redação Conti outra. Com informações de Nation

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Nova série de suspense da Netflix tem 6 episódios viciantes e um desfecho surpreendente

Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…

6 horas ago

Somente 3% das pessoas é capaz de encontrar o número 257 na imagem em 10 segundos

Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…

6 horas ago

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

18 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

1 dia ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

1 dia ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

2 dias ago