Três quartos da população mundial tem uma de quatro diferentes tipos de sangue: A, B, AB e O. Os primeiros três tipos de sangue têm diferentes estirpes de antigénios e anticorpos na superfície das suas células do sangue que causam diferentes reações imunológicas .
Como certos tipos de células sanguíneas do tipo A provocam respostas imunitárias contra as células sanguíneas do tipo B, não foi possível misturar estes tipos sanguíneos durante operações ou tratamentos.
Por outro lado, o tipo sanguíneo O é considerado um tipo “universal” porque contém apenas antígenos neutros que podem interagir com segurança com os antígenos de outros tipos de sangue.
Agora, em um estudo inovador da Universidade da Colúmbia Britânica, pesquisadores dizem que conseguiram identificar uma enzima bacteriana que pode neutralizar antígenos e tornar suas respostas imunológicas inofensivas.
Curiosamente, os pesquisadores descobriram as bactérias dentro do nosso próprio micróbio intestinal. Ao misturar as bactérias com uma amostra de sangue tipo A, as bactérias removeram as células de seus antígenos agressivos e a converteram em uma amostra de sangue tipo O universal.
“A transfusão de sangue é uma parte indispensável do sistema de saúde, uma vez que salva milhares de vidas anualmente”, escreve Peter Rahfeld em pesquisa de pós-doutorado na universidade. “O sangue utilizado deve ser cuidadosamente combinado, uma vez que a transfusão com tipos sanguíneos incomparáveis pode levar a conseqüências fatais”.
Os pesquisadores agora esperam poder desenvolver rapidamente o procedimento para que os médicos possam ter acesso virtualmente ilimitado ao sangue em todo o mundo.
***
Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: Nation.
Imagens: Reprodução/Nation.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…