pais e filhos

Cinco princípios para quem cria um filho sozinha

Como criamos nossos filhos depende de fatores muito pessoais. É gostoso compartilhar experiências e atitudes, mas, para mim, as escolhas fundamentais dependem sempre de dois princípios: informação (buscar esclarecimento sobre as fases da infância, por exemplo) e valores de vida (que são definidores para você e para sua família). Ingressar na maternidade sozinha pode ser ainda mais desafiador e solitário. No entanto, milhares de mulheres assumem esse papel sem contar com companheiro, companheira ou mesmo familiares mais próximos – por morar longe, por exemplo.

Como mães, quanto mais informação tivermos, melhor poderemos aproveitar o crescimento dos nossos filhos e ajudá-los a descobrir o mundo. Se você está sozinha nessa missão, dá uma olhada nessas cinco dicas essenciais:

1. Decidir ter um filho sozinha não significa que você está solitária. Especialmente nos primeiros dias e meses do bebê, isso pode tornar o dia a dia bastante cansativo. Peça ajuda. Todas as mães, com ou sem companheiros ou companheiras, deveriam se livrar do sentimento de culpa e, sim, pedir auxílio. Pode ser uma amiga, uma tia, mãe ou uma profissional que divida as tarefas do bebê e permita que você tenha um tempo para descansar. Não esqueça (e fique tranquila): compartilhar tarefas não significa que você está delegando a maternidade para terceiros.

2. Fortaleça os laços afetivos da criança com outras pessoas. A relação amorosa entre mãe e filho é super importante. Mas desde bebês eles precisam estar em contato com outras formas de afeto. Estimule o convívio com os avós, tios ou outras pessoas próximas de você – isso enriquece o desenvolvimento emocional da criança.

3. A figura masculina é muito importante. E não necessariamente ela precisa ser representada pelo pai. Avô, tio, amigo próximo ou padrinho são homens que devem fazer parte da vida do seu filho (ou filha), pois uma referência masculina saudável, ligada a uma série de aspectos psicológicos, é essencial no desenvolvimento de toda criança.

4. Dia dos Pais. Vai ter festinha no berçário ou na escola? Quando a criança começar a entender do que se trata, deixe-a livre para escolher se quer participar e quem gostaria de chamar. Algumas elegem o avô e confeccionam os presentes para ele. Hoje, com as novas e múltiplas configurações familiares, muitas escolas estão optando por celebrar o Dia da Família no lugar de festas específicas para mães, pais ou avós.

5. Busque profissionais da saúde que facilitem a sua vida. Idealmente, um pediatra que seja disponível, inclusive, de madrugada. Como você está sozinha, é com ele que trocará ideias sobre a febre do bebê ou um choro incessante.

Fonte indicada: Primistili

Imagem de capa: Alena Ozerova/shutterstock

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Mãe expõe áudios de filha que foi abandonada pelo pai: “Nunca te fiz mal, pai”

Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…

5 horas ago

Mulher que teve experiência de quase morte detalha visão assustadora que teve ao ‘deixar seu corpo’

Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…

7 horas ago

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

1 dia ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

1 dia ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

1 dia ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

3 dias ago