Com a chegada do vírus Covid-19, medidas precisaram ser tomadas e a quarentena foi uma das principais orientações para que o vírus não se propagasse. Além disso foram fechados temporariamente alguns estabelecimentos que geravam a aglomeração de pessoas, dentre eles: os cinemas.
Foi a partir dai que Jamile Coelho, Cíntia Maria, e o gestor Cultural Chicco Assis tiveram a ideia de fazer um cinema diferente. Como estavam todos em casa, o projeto “Cine Janela” achou uma maneira de entreter as pessoas durante a quarentena. A rede colaborativa projeta filmes nas fachadas de um prédio de Salvador, transformando as próprias varandas e janelas em telas de cinema para os moradores da região.
Por enquanto, o projeto ocorre no bairro Dois de Julho e prioriza a transmissão de filmes mudos, para que nenhum vizinho se incomode com o som. Consequência disso é a cultura sendo espalhada, filmes clássicos –como Tempos Modernos, de Charlie Chaplin- são projetados e muitas pessoas podem ter acesso.
Ver essa foto no Instagram
Ocorrendo sempre às 19h no Edifício Maria Helena, a programação também contou com curtas metragens de animação, como Hair Love, vencedor do Oscar na categoria, “Dia Estrelado”, “Guida” e “Vida Maria”.
Além de realizar suas próprias exibições na região do Dois de Julho, o grupo incentiva outros projetos e aqueles que quiserem fazer projeções em outros edifícios da cidade. A página no Instagram do grupo (@cine.janela) é sempre atualizada com a programação e dá um gostinho da experiência.
Com informações de iBahia