Dona Edicleia de Arruda Zanini é um exemplo de que nunca é tarde para viver os desejos do passado e cumprir objetivos. Depois de ter saído muito cedo da escola, ela teve que trabalhar na adolescência para sustentar o lar, se casou aos 20 anos e teve três filhos. No ano de 2013, conseguiu retomar os estudos na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ela queria se dedicar às artes e letras, e nem o tempo nem os obstáculos que viriam a impediriam.
Assim, Edicleia teve que superar primeiro um câncer que adiou seu vestibular. Passado um ano após a obtenção do diploma do ensino médio, quando planejava fazer o vestibular para o ensino superior, foi descoberta um linfoma, que obrigou a aposentada a adiar os estudos para tratar o câncer, aquele que venceu, depois de um tratamento que terminou em 2018.
“Sempre quis fazer, mas não tive oportunidade. Tive que terminar o ensino médio em 2014, aí enfrentei o câncer, o que me fez adiar um pouco mais o sonho. Do ano passado até agora, melhorei e fiz o vestibular sem pretensão. Eu queria fazer isso, mas não esperava aprovação.”, conta Edicleia para a Tribuna de Jundiaí.
Infelizmente, antes do exame, ela não teve tempo ou dinheiro para encontrar os livros que precisava para se sair bem no teste. No entanto, contou com a ajuda dos filhos e netos, que, vendo sua perseverança e empenho, se sentiram ainda mais motivados a ajudá-la nos estudos.
Dona Edicleia sempre foi apaixonada pela literatura clássica, lendo muito de Machado de Assis e José de Alencar em todos os seus anos de vida. Graças ao hobby, conseguiu se sair bem nos testes e foi aprovada. As boas notícias que foram divulgadas por sua orgulhosa neta no Twitter e viralizaram por toda a rede!
“A publicação não foi algo pensado, mas espontâneo. Era só para compartilhar com meus amigos, não imaginei a repercussão. (…) Posteriormente, muitas pessoas se aproximaram de mim e me disseram que serviu de inspiração para as mães ou avós que faziam a EJA”, diz a neta de Edicleia, Alice.
A mais nova universitária conta que não estava muito esperançosa e ficou realmente surpresa quando viu seu nome na lista de aprovados. Na verdade, ele nem se preocupou em verificar o e-mail para ver como havia sido, estava pensando o pior. E foi uma de suas filhas que leu o resultado e a convidou para um almoço onde tinha tudo especialmente preparado para dar a boa nova. E a notícia não era só que ela tinha passado, mas também que obteve a segunda melhor avaliação no nível federal.
Sendo assim, dona Edicleia está ainda mais feliz e ansiosa para ingressar na faculdade, para a qual até comprou um computador para aulas à distância. Parabéns para esse exemplo de motivação e perseverança!
Com informações de UPSOCL
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…