Com voos cancelados, homem navega sozinho por 85 dias entre Portugal e Argentina para rever os pais.

O nome desse corajoso filho é Juan Manuel Ballestero, um navegador argentino que declarou “missão cumprida” após, há pouco menos de três meses seguir em direção a Argentina, com um único objetivo em mente: voltar para ver seus pais idosos em meio à pandemia. Os voos estavam todos cancelados, então Juan achou outra alternativa, que coincidiu com o que ele faz de melhor!

Com seus 47 anos, o navegador passou 85 dias em um veleiro e assim chegou ao Mar Del Prata, sua cidade natal, em um dia de tempestade na última semana. Ao chegar no país, Juan fez um um teste de Covid-19, sendo o resultado negativo. Então, ele desembarcou em terra firme para ver seus pais, Nilda e Carlos, de 82 e 90 anos, respectivamente. “Consegui, consegui, consegui!”, exala Juan ao jornal Agence France-Presse.

“Consegui o que estive tentando nos últimos três meses”, afirma o homem que pretendia chegar à Argentina no último 15 de maio para a comemoração de 90 anos do seu pai.

Ballestero, mora na Espanha e estava na Ilha portuguesa de Porto Santo quando os bloqueios na Espanha e na Argentina entraram em vigor. Com a notícia, ele abasteceu seu veleiro com comida e partiu de Porto Santo, que ainda não havia sido fortemente afetado pela pandemia, rumo a Argentina.

Durante a travessia “escutava que morriam pessoas todos os dias, milhares”, e “estava em meio à natureza, vendo o mundo continuar, com golfinhos e baleias… e a humanidade passando por esse momento tão difícil”, reflete.

contioutra.com - Com voos cancelados, homem navega sozinho por 85 dias entre Portugal e Argentina para rever os pais.
Juan conversando com o pai após aportar no Mar del Plata — Foto: DIEGO IZQUIERDO / TELAM / AFP

Durante um período de 54 dias Juan não teve sinal e não pôde dar notícias à família. Mas seus pais contam que sabiam que seu filho chegaria são e salvo. “Sabíamos que ele iria chegar, não tínhamos dúvida”, enfatiza seu pai, Carlos. Muita coragem a deste homem! Agora, ele pode comemorar com sua família.

 

Com informações de G1







Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.