O combate à poluição do ar acaba de contabilizar mais uma vitória, a cidade de Amsterdã, na Holanda, proibirá carros e motos movidos a gasolina e diesel a partir de 2030. A diretriz foi oficializada em um comunicado do conselho municipal da capital holandesa, divulgado na última quinta-feira (02/05).
“A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amsterdã”, disse a conselheira de trânsito da cidade, Sharon Dijksma.
A poluição do ar fica acima do nível permitido pelas normas europeias em muitas áreas da Holanda, principalmente devido ao tráfego pesado em Amsterdã e na cidade portuária de Roterdã.
Os níveis atuais de dióxido de nitrogênio e de material particulado, segundo alerta do Ministério da Saúde da Holanda, podem levar a doenças respiratórias. Além disso, a exposição crônica pode reduzir a expectativa de vida em mais de um ano.[
Na Holanda, todos os motores a gasolina e diesel serão substituídos por alternativas livres de emissões, como carros elétricos e a hidrogênio, até o final da próxima década; é o que garante, em comunicado, o governo da cidade de Amsterdã.
A medida começará a se implementada em 2020, com o banimento de carros a diesel produzidos antes de 2005. A proibição será gradualmente expandida.
***
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Imagem de capa: Ralf Gervink por Pixabay
Homem havia procurado atendimento médico, mas interrompeu o tratamento e morreu após agravamento do quadro.
Este suspense psicológico arrasador acumulou impressionantes 286,3 milhões de horas assistidas na Netflix, tornando-se um…
Mudar a cor dos cabelos é uma forma simples, mas eficaz, de renovar o visual…
Lavanderia costuma ser sinônimo de bagunça. São roupas sujas, roupas limpas ainda não guardadas, piso…
No mercado financeiro, a capacidade de antecipar dados tende a ser um diferencial para obter…
Tem gente que diz que basta sentir o cheiro do mar para o dia começar…