A mente humana realmente é algo surpreende. Somo a todo instante condicionados tanto pelo nosso consciente quanto pelo nosso subconsciente.
Pense o seguinte, quando você precisa escrever um texto, ou fazer alguma conta você pensa bastante sobre o assunto, raciocina e o fez certo?
Nesse momento é o seu consciente dominando, pois você precisa raciocinar sobre como desenvolver a atividade da melhor maneira.
Agora imagina duas situações, em uma você vai escovar os dentes, você pega a pasta, e faz a escovação diária. Você fica raciocinando em como escovar os dentes?
Aposto que não. Você automaticamente começa a escovação mecanicamente, afinal o seu subconsciente acredita que sabe como fazer.
Imagina uma outra situação, você sem querer colocou a mão em uma panela quente, você irá pensar “Nossa, essa panela está quente preciso tirar minha mão”?
Provavelmente não, ao mesmo tempo em que colocar a mão instantaneamente você a tirará após sentir queimá-la. É o seu subconsciente agindo.
Dessa maneira, empresas do mundo todo, tanto físicas quanto virtuais passaram a estudar o comportamento humano para ampliar as vendas. E os resultados? Surpreendentes.
Resumidamente, todos nós possuímos mecanismos cognitivos – também conhecidos como gatilhos mentais – responsáveis por nossas escolhas, digamos, no piloto automático.
Antes de falar propriamente sobre os gatilhos mentais é importante você ter em mente que o ser humano vive resumidamente para tomar decisões.
Sejam pequenas ou grandes, conscientes ou subconscientes, a todo o momento estamos tomando decisões, inclusive essa que você tomou agora para ler esse artigo.
Nesse sentido, comprar e vender produtos e serviços não seria diferente, afinal, para adquirir qualquer produto é necessária uma tomada de decisão.
Aí entra os gatilhos mentais, afinal, como você toma uma decisão tanto conscientemente quanto inconscientemente, a decisão de compras não seria diferente, correto?
Ou vai dizer que você nunca comprou nada por impulso, e depois ao racionalizar o custo-benefício se perguntou “Onde eu estava com a cabeça”?
Foi à empresa utilizando as técnicas de gatilhos mentais que certamente funcionaram.
Então se você está aprendendo a como abrir uma loja virtual, é muito importante usar a psicologia ao seu favor, para isso separamos cinco gatilhos mentais que você deve aplicar imediatamente no seu e-commerce.
Você precisa começar hoje mesmo, antes que seja tarde. Entre agora na página do seu e-commerce e não perca mais tempo.
Garanto que você correu abrir a página do seu e-commerce, correto?
Esse é o gatilho mental da urgência, afinal, é através dele que você evitará o pensamento racional da pessoa, procurando fazê-la agir por impulso.
Muitas empresas utilizam com maestria, e uma data bastante comum que é uma aplicação do gatilho de urgência é o Black Friday.
Nesse sentido, para ativar o gatilho da urgência é necessário despertar no subconsciente da pessoa que caso não tome aquela decisão AGORA irá perdê-la.
Então, quando se pensa em promoção de algum produto ele deve possuir um prazo, e quanto mais curto melhor.
Vou te oferecer um treinamento por apenas R$ 199,00. É isso mesmo, mas você precisa acessar agora meu site, pois só existem duas vagas, e uma precisa ser sua.
Já está querendo adquirir meu treinamento?
Repare que nesse gatilho utilizei a urgência e a escassez ao meu favor. Afinal você tinha que pensar rápido, pois só existiam duas vagas
Nesse sentido, os gatilhos mentais de urgência e escassez são geralmente usados juntos e tem uma grande importância afinal:
Repare que ele mexe profundamente com o seu subconsciente, tirando completamente sua capacidade de raciocínio na decisão.
Por essa razão, aplicar essa técnica na sua loja virtual ajudará sobremaneira a ampliar as vendas do seu negócio.
Você já comprou algo de um e-commerce que não confiava? Já tomou alguma vitamina de uma marca que nunca ouviu falar?
Provavelmente não. Dessa maneira, mesmo utilizando os gatilhos mentais da urgência e escassez, você não terá resultado algum se não criar o gatilho mental da autoridade.
O gatilho da autoridade pode ser criado de diversas maneiras, a mais comum é desenvolver conteúdos pertinentes ao seu nicho colocando-se como especialista.
Para exemplificar, imagine que você venda roupas em sua loja virtual, você pode criar um e-book gratuito falando tudo, absolutamente tudo sobre as tendências da moda.
Na autoria do e-book você coloca o seu nome e denomina-se especialista em moda.
Para dar ainda mais credibilidade, nesse caso citado, você pode criar diversos artigos relacionados ao tema, e em todos colocar o seu nome denominando-se especialista em moda.
Quando oferecer o produto e buscar ativar o sentido de urgência na mente do seu cliente, e ele entrar no seu site, verá que o proprietário é o “especialista em moda”.
E, comprar uma roupa exclusiva que vai acabar em pouco tempo, com um bom preço e feita por um especialista de moda, é absolutamente fantástico, não é mesmo?
As pessoas geralmente costumam seguir outras pessoas.
Você pode observar esse comportamento em tudo na sua vida, no trabalho, nos estudos, e até mesmo nos momentos de lazer.
Desse modo, se você tem um amigo que entende um pouco de determinado assunto e precisa adquirir algo sobre aquele assunto acaba sempre o consultando, acertei?
Esse gatilho mental está absolutamente vinculado ao gatilho da autoridade, pois, muitos “entendedores” indicando o mesmo produto, tornam esse produto uma referência.
Dessa maneira, existem os influenciadores digitais. Pessoas que entendem sobre determinado assuntos e que são contratadas para fazer a divulgação do seu produto ou serviço.
Esses influenciadores, muitas vezes ganham por comissão ou conversão, e ajudam o seu e-commerce a ganhar autoridade digital.
Através dos influenciadores, as pessoas entrarão do site do “especialista” que terá um produto extremamente barato que acabará em pouco tempo.
Com tanta gente atrás desse produto, é melhor garantir logo, não é mesmo?
Esse gatilho mental tem bastante particularidade com que dissemos sobre oferecer um e-book gratuito para gerar autoridade.
As pessoas são subconscientemente condicionadas a retribuir gentilezas, afinal, se alguém lhe fez um favor, você procura todos os meios de retribuir esse favor.
Logo, quanto mais o seu e-commerce fizer pelas pessoas, mais elas retribuirão a gentileza, comprando o seu produto.
Nesse momento existem as chamadas iscas digitais, que podem ir desde simplesmente ganhar um e-book em troca de um e-mail, quanto um brinde exclusivo.
É importante definir bem a estratégia da reciprocidade para passar realmente a impressão de gentileza para o seu cliente.
Nesse ínterim, quanto mais gentilezas você fizer, mais as pessoas vão retribuir.
E quando a gentileza vem de uma autoridade no assunto, indicada por inúmeros entendedores, e ainda tem um produto barato e exclusivo para oferecer, não dá pra resistir.
Sabendo usar muito bem esses cinco gatilhos mentais, certamente a sua loja virtual começará a dar um salto em relação ao seu concorrente
Todavia, existe na internet hoje muitas pessoas trabalhando intensamente os gatilhos mentais para conversão de seus produtos.
Sendo que, alguns setores encontram-se bastante saturados de “autoridades no assunto”.
Dessa maneira, usar a criatividade aplicando os gatilhos mentais faz toda a diferença, inclusive, participando de cursos sobre o assunto.
Então se você está começando no universo digital, certamente precisará se aprofundar no assunto para usar a psicologia a favor da sua loja virtual.
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…
Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…