Jackson Cesar Buonocore

Como alcançar a paz interior nestes tempos difíceis?

Todos nós estamos em busca de paz interior, contudo, a nossa era da hiperconectividade com milhares de sons, imagens, vídeos, textos, obrigação de ter posição a respeito de todos os assuntos e ao mesmo tempo a superaceleração das tarefas do cotidiano sequestram a nossa serenidade.

Além disso, o uso de fake news nas redes sociais para eliminar as vozes divergentes, a ruptura do espaço público, a terrível pandemia do coronavírus e a irracionalidade do governo aprofundam a crise política, econômica e social.

Mesmo assim, precisamos manter a nossa estabilidade mental e espiritual, o que não significa ignorar os problemas, pelo contrário é saber da existência deles. Mas, temos que pacificar os sentimentos de mágoa, rancor e ódio, que elevam os confrontos entre as pessoas e grupos.

A paz interior é uma ferramenta que nos ajuda a lidar com esse turbilhão de coisas, que funciona como um bloqueio natural aos nossos sinais de tensão e ansiedade, que nos permite enfrentar todos os dias os desafios e temores sem desabar emocionalmente.

No entanto, é necessário estabilizar a nossa “homeostase”, palavra grega que se refere: homeo = semelhança, stasis = ação de pôr em equilíbrio o corpo. A paz de espírito nos auxilia a conquistar isso, pois ela transcende o estado de aprisionamento que nos cega completamente.

Os espiritualistas dizem que a paz interior é uma experiência divina, que se alcança com paciência, conhecimento e entendimento sobre si mesmo, todavia, muitas pessoas projetam as suas realizações apenas em bens materiais, perdendo o sentido da vida.

Na filosofia, o sentido da vida constitui em um questionamento do significado da existência humana. Porém, o que isso tem a ver com a paz interior? É que ela nos alcança um entendimento maior sobre a vida, que representa viver livre de manipulações e ressentimentos.

Assim, não cairemos nas especulações de pastores charlatões, videntes, astrólogos, futurologistas, falsas pesquisas e das declarações insanas dos poderosos, que fazem previsões estapafúrdias da vida pós-pandemia, aproveitando que a Covid-19 virou a nossa “normalidade” de ponta-cabeça.

A filósofa Hannah Arendt nos lembra que, enquanto existirem novas vidas, sempre existirá a possibilidade de um novo começo, porque cada recém-chegado tem a capacidade de fazer algo novo, a faculdade de fazer e manter novas promessas que permitam construir ilhas de segurança.

Aliás, Arendt falou da nossa responsabilidade em lutar contra a banalização do mal, que é a argamassa homogeneizadora de sujeitos atomizados, que aderem de modo obstinado aos novos demagogos. Então, é preciso retificar que nem todos estão em busca de paz, o que eles querem é criar o desequilíbrio social e psicológico para se manter no poder.

Portanto, escolher viver em paz é um movimento da mente e do espírito, uma decisão que propicia sentido à vida, mudando o nosso padrão de interagir com mundo interno e externo, que nos permitirá enfrentar a escalada de incertezas da pandemia e das turbulências destes tempos difíceis.

 

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Share
Published by
Jackson César Buonocore
Tags: paz interior

Recent Posts

Modelo é presa sob suspeita de envolvimento na morte de delator do PCC

Jacqueline Moreira, que foi presa na últuma quinta-feira (16), tem 28 anos e é moradora…

16 horas ago

Dono de bet e esposa. Quem eram os integrantes do helicóptero que caiu em Caieiras

Um helicóptero com quatro ocupantes caiu no Morro do Tico Tico, em Caieiras, no interior…

18 horas ago

Novidade na Netflix: Filme de ação e comédia marca retorno de Cameron Diaz às telas após hiato de 11 anos

Cameron Diaz e Jamie Foxx esbanjam química nesta superprodução da Netflix que acaba de "sair…

18 horas ago

Turista argentino viraliza ao usar aparelho para desligar caixas de som na praia; conheça os riscos

O uso do aparelho é proibido no Brasil e em diversos outros países e envolve…

2 dias ago

Entenda por que este novo filme se tornou o mais visto da Netflix em 72 países

Um enredo envolvente e reviravoltas surpreendentes são apenas alguns dos motivos que fizeram deste filme…

2 dias ago

Kate Middleton anuncia que seu câncer entrou em remissão

A princesa Gales tornou público o seu diagnóstico em janeiro do ano passado, após se…

2 dias ago