A comida japonesa não se restringe apenas aos temakis e sushis. Existem muitos outros pratos deliciosos que até mesmo precisam do fogão para ficarem prontos. O preparo, a princípio, parece desafiador, mas a verdade é que, com os ingredientes certos e algumas dicas práticas, você domina a arte dessa culinária deliciosa.
Quer se arriscar e fazer em casa pratos autênticos e muito gostosos? Confira dicas que vão ajudar tanto iniciantes quanto entusiastas da cozinha a levar o sabor do Japão para suas mesas.
Para preparar a comida japonesa em casa, você precisa estar ainda mais atento à qualidade dos alimentos. Deve procurar por lojas especializadas que vendem alga nori, wasabi e vinagre de arroz, ingredientes indispensáveis nas suas receitas.
Seja quente, seja frio o alimento escolhido, selecione peixes e vegetais frescos, além de arroz de qualidade.
O arroz japonês é um ingrediente importante em alguns pratos bastante conhecidos, como o sushi, o temaki e o onigiri. Para fazer essas delícias da culinária japonesa, você não pode usar o arroz clássico da cozinha brasileira e precisa saber como preparar o shari.
Antes de cozinhar, é preciso lavar bem o arroz para tirar o excesso de amido. Depois, é só colocar em uma panela com água e seguir rigorosamente as instruções da embalagem. Quando estiver pronto, tempere com vinagre de arroz, açúcar e sal. Após isso, o shari estará pronto para uso nos seus preparos.
Shoyu e tare são os dois molhos mais clássicos da culinária japonesa e você pode servi-los aos seus convidados. O tare não tem muito segredo para fazer em casa, basta misturar o molho de soja, o mirin e o açúcar. Se desejar, vale colocar um pouco de gengibre e alho, para acentuar o sabor.
O molho de soja você já compra pronto direto do mercado e não pode esquecer de ter também os recipientes próprios para servi-lo.
Um clássico da culinária japonesa, não é tão difícil de fazer quanto parece. Você só precisa ter alga nori, arroz japonês e recheio da sua escolha. Se preferir fritar, vale também se arriscar no hot philadelfia.
Não tem muito segredo, é só espalhar o arroz sobre parte da alga nori, acomodar o recheio, enrolar e cortar. Vai fazer o hot philadelfia? Inclua alguns passos a mais, que envolvem empanar e fritar antes de cortar os sushis.
A cozinha japonesa também conta com pratos quentes para quem não é tão fã dos sushis e sashimis. Então, o que acha de apostar neles para variar um pouco o seu cardápio?
A sopa de missô e a tempura são deliciosas e muito fáceis de fazer, mas também é válido se aventurar em outro clássico, como o yakissoba. Só precisa comprar o macarrão japonês e misturar com os legumes muito bem cozidos no vapor.
No preparo da comida japonesa, todos os cortes são precisos e uniformes. Assim, se você quer servir algo com a mesma qualidade de um chef japonês, precisa praticar essa arte.
O peixe, por exemplo, deve ser sempre cortado em fatias finas e uniformes. Já os vegetais devem ser picados do mesmo tamanho para garantir que cozinhem por igual. A regra do corte também é válida na hora de montar os rolinhos de sushi. Então, pratique!
Para fechar seu momento com chave de ouro, a forma como você serve a comida japonesa faz toda a diferença. Capriche na escolha dos pratos, inclua os recipientes próprios para os molhos e não se esqueça do hashi.
Na decoração, ervas frescas, gergelim torrado e até fatias de limão deixam a apresentação do prato ainda mais bonita.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…