Por Tereza Cristina
Peito cheio e inflado, um sorriso de deboche pouco disfarçado e… lamento informar, mas você pode ser ou pelo menos conhecer um bobo da corte que ainda não descobriu sua verdadeira identidade.
Se esse for o caso, aí vai uma ajudinha para o seu enxergômetro.
Ele é aquele que acha que tem resposta para tudo. Ele sabe tudo. Oswaldo Montenegro falou desse cara na música “Simpatia de giz”, nesse seu ” jeito de ser o que você queria ser, mas não é”. O tolo quer manipular o mundo a começar pela vida do vizinho. Sinto muito. Mas quem acha que sabe todas as respostas, normalmente não aprendem sequer a formular as perguntas. Afinal, a vida é um mistério e é nisso consiste o seu encanto. Acorda.
A ignorância do tolo o cega. Toda religião rasa segrega os homens. A religião profunda, seja ela qual for, agrega, humaniza e irmana os homens. Se você, portanto, é um proselitista, melhor se tocar. O mundo não precisa de pensamentos como esse.
Se você só liga uma única estação de televisão ou jornal, então você pode ser um peixinho de aquário com ração regrada. Nenhuma fonte é imparcial.
Se você gasta todo o seu tempo livre jogando videogames, mexendo no celular ou assistindo TV, então você pode ser um tolo irremediavelmente ignorante. Televisão não requer nenhum processo de pensamento elaborado, ao passo que a leitura é uma experiência de aprendizagem que treinará a sua mente para a reflexão.
Dono da verdade, não é? Ele não pode respeitar as pessoas que vêem as coisas de forma diferente indicando altos níveis de desinteligência. A internet está repleta de pessoas assim. Sem ler, sem tentar compreender o que o outro leu ou tentou dizer, vão logo postando as suas verdades irrefutáveis de maneira muito mais agressiva do que argumentativa. O tolo ainda não percebeu que, ao “trocar ideias”, poderia enriquecer seus pontos de vista. Ouvir o que o outro tem a dizer não significa concordar e sim ter maturidade para aceitar o diferente. Fraco é aquele que teme as diferenças e, por isso, precisa atacá-las.
Se você julga as pessoas pela sua fé, cor, ou orientação sexual, então você pode ser um tolo irremediavelmente ignorante. O seu deus, seja ele qual for, deve ter muita vergonha de você. Podendo fazer uso da inteligência de modo a amar e a respeitar o próximo, você se atém a apontar o dedo e a atirar pedras, esquecendo-se que a desgraça de um único humano é retrocesso da humanidade inteira.
Se você votar em um candidato sem qualquer consideração acerca da posições que ele toma sobre questões que são importantes para você, então você pode ser um tolo irremediavelmente ignorante. Se você o defende quando o nome dele está estampado nos jornais e todas as provas indicam que ele é uma fraude e ate rompe amizades, temos que ponderar se você é mal intencionado, se é intimamente corrompido ou se é “só” um tolo mesmo.
Se você não pode ser feliz sem se comparar com o outro, sem se sentir mais rico ou mais bem colocado socialmente que ele, então você sustenta uma máscara visto que sequer superou a si mesmo. O vaidoso limita-se em sua pequenez, o arrogante afugenta-se de sua insegurança. Calha refletir. Quando alguém percebe que só o que vale é o Ser, a competição acaba. E você vai desejar que todos o “sejam” também.
O tolo é egoísta e não consegue entender que o mundo não gira em torno dele. Ao ler materiais como esse, ele fica ofendido e já parte para o ataque. Afinal, tudo parece tanto com ele que ele precisa se defender.
***
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…