curiosidades

Conheça a escola onde as crianças pagam a mensalidade com plástico

Só há uma maneira tentar evitar a destruição do planeta: conscientizando as próximas gerações sobre a importância de preservar o meio ambiente. E uma escola na índia encontrou a melhor maneira para fazer isso, cobrando a mensalidade em itens descartáveis de plástico.

Toda semana, os jovens alunos da Akshar Foundation School levam para a escola pelo menos 25 itens de plástico, evitando que este material seja descartado no meio ambiente.

A escola foi criada por um casal que vive no Estado de Assam, nos pés da cordilheira do Himalaia. A instituição é mantida por uma fundação, que, por sua vez, vive de doações.

Segundo a fundação, as “mensalidades” pagas com plástico ajudam a estimular um senso comunitário entre alunos, pais e escola. E ajudam também a conscientizar sobre o perigo da queima de plásticos.

“Decidimos coletar plástico de nossos alunos porque tínhamos um problema. Ouvimos relatos deles de que queimavam plástico quase todos os dias nos meses de inverno. Os estudantes faziam isso para se aquecer. Então, tornamos (a coleta) obrigatória”, diz Parmita Sharma, cofundadora da Akshar Forum.

Os alunos também criam “tijolos ecológicos” a partir de garrafas plásticas; e o próximo passo é construir caminhos ligando as diferentes partes da escola.

“Os alunos também estão ficando mais conscientes – agora eles sabem que o plástico é ruim para a saúde; queimar plástico é ruim. Eles estão conversando com seus pais sobre os efeitos nocivos, conscientizando-os”, acrescenta Parmita.

Além disso, muitas dessas crianças desprivilegiadas tinham deixado a escola para ganhar dinheiro, mas aqui encontraram uma maneira de ajudar no orçamento de casa enquanto aprendem.

A escola paga as crianças mais velhas por hora para ensinar as mais novas. À medida que avançam academicamente, seu salário aumenta.

A Akshar Foundation School começou com 20 alunos. Hoje, são mais de 100 estudantes aprendendo nestas cabanas de bambu; e o casal espera agora replicar este modelo em toda a Índia.

É possível prever que os alunos desta escola na índia serão um dia adultos conscientes, que usam com responsabilidade os recursos naturais do planeta, e com um notável senso de comunidade. Ou seja, precisamos de mais projetos como este!

***

Redação CONTI outra. Com informações de BBC

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Nova série de suspense da Netflix tem 6 episódios viciantes e um desfecho surpreendente

Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…

4 horas ago

Somente 3% das pessoas é capaz de encontrar o número 257 na imagem em 10 segundos

Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…

5 horas ago

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

17 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

1 dia ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

1 dia ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

2 dias ago