A mente humana é a mais potente e poderosa das máquinas, capaz de criar coisas incríveis, portanto nunca se deve duvidar da capacidade do homem de continuar inovando e estarrecendo a si mesmo com novas e fascinantes descobertas. Isso se prova de diversas maneiras, seja no campo da ciência, das artes ou da arquitetura. Falando mais especificamente sobre esta última, algumas das criações arquitetônicas de grandes mentes do ramo são o mais fiel retrato dessa faceta criativa e desbravadora do homo sapiens. Confira a seguir, dez das construções mais estranhas e impressionantes do mundo. Você vai ficar de queixo caído!
Em Darmstadt, na Alemanha, um prédio com muitas janelas deixa quer um sem fôlego! O Waldspirale (“floresta espiralada”) tem mais de mil janelas, todas com design único e desalinhadas na fachada. E essa não é a única peculiaridade deste prédio residencial: ele é estruturado em espiral e seu teto tem grama, arbustos, flores e até pequenas árvores.
Esta casa móvel instalada em Valejo, nos Estados Unidos, parece ter saído de um caprichado filme infantil. Criação de um grupo de 13 amigos, foi inspirada na era vitoriana e ganhou o nome de NeverwasHaul. Ela tem três andares, é movida a diesel e foi construída com 75% de material reciclável. Você moraria em uma casa como esta?
Se você algum dia passar pela cidade de Porto, em Portugal, precisa conhecer a A sala de concertos Casa da Música. Uma construção com um design de cabeça para baixo é muita estranheza para você? O projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas atrasou quatro anos para ser entregue e custou 111 milhões de euros, o triplo da estimativa inicial. Mas dá para entender a demora para o projeto fosse finalizado, não é mesmo? O resultado é simplesmente incrível!
Você sabia que o Canadá tem o seu próprio Niemeyer? O nome dele é Frank Gehry. Ele é hoje um dos nomes mais influentes da arquitetura atual. Seus projetos mais famosos são o museu Guggenheim, na Espanha, a Dancing House e o Stata Center, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A fachada moderna abriga projetos e organizações igualmente futuristas, como o Laboratório de Inteligência Artificial e o World Wide Web Consortium
Essa construção magnífica tem uma história igualmente impressionante. A obra do carteiro francês Ferdinand Cheval começou a partir de um pedregulho no qual ele tropeçou. Com o tempo, Cheval foi juntando mais rochas coletadas em passeios e ergueu o Palácio Ideal. Foram 26 anos só para fazer as paredes externas,mais sete para resolver o interior e outros oito para criar um mausoléu. Até Pablo Picasso elogiou o resultado final
Esta criação deslumbrante do arquiteto Dang Viet Nga fica em Da Lat, Vietnã. Ela tem inspiração na natureza da cidade e nas obras do catalão Antoni Gaudí. A construção tem traços orgânicos e não lineares, o que lhe confere um ar de tronco de árvore. A Hang Nga, como foi batizada a construção, está aberta ao público desde 1990.
A casa da família Rodrigues com certeza faria inveja aos Flinstones. Para esculpir o seu “lar, doce lar”, a família de Fafe, Portugal, utilizou um dos quatro enormes rochedos em sua propriedade. Iniciado em 1972, o processo levou dois anos! Tudo é robusto: a porta é de aço, as janelas são à prova de bala e o sofá pesa 350 kg.
Esta construção embasbacante fica em Montreal, no Canadá. O idealizador do projeto é o arquiteto Moshe Sadfi. Ele bolou o complexo residencial Habitat 67 como tese de seu mestrado. Seu orientador o convidou a concretizar o projeto como uma das atrações da Feira Mundial de 1967. Esta “pilha de caixas” são, na verdade, 354 estruturas de concreto idênticas, dispostas de modo variado, compondo 146 residências diferentes
Em meio às casinhas barrocas, góticas e art nouveau da capital tcheca, dois prédios parecem fazer um bonito bailado na paisagem. Chamados de Dancing House, eles conferem um pouco de alegria a um local trágico: foi ali que caiu uma bomba norte-americana no fim da 2ª Guerra Mundial, que deixou o terreno sem construções por mais de quatro décadas
O Krzywy Domek, popularmente conhecido como “casinha torta”, pode parecer uma miragem aos olhos dos transeuntes mais desavisados. Seu design foi inspirado em uma ilustração de Jan Szancer, grande personalidade cultural da Polônia e dono de um traço cheio de poesia. O ponto turístico serve de entrada para um enorme centro comercial com lojas, bares e escritórios.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Super Abril
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…