Quando eu era adolescente, li a seguinte frase: “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”, do estudioso e religioso David. O Mckay. Li essa frase em um livro campeão de vendas em que o autor explica hábitos de pessoas eficazes.
Algum tempo depois, soube que o autor do livro havia fracassado com o casamento.
Então, eu me perguntei: será que ele fracassou como pai também? A partir daquele momento, decidi observar por mim mesma como os pais e as mães tinham sucesso com os filhos. Como eles seriam bons pais?
Perguntei a uma mãe como é ser uma boa mãe. Ela me falou que é procurar o que o filho está precisando. Pedi para ela ser mais específica, então ela falou: “Saber das necessidades materiais dele”. Um pai falou: “Um bom pai deve ser amigo do filho.” Uma outra mãe falou que uma boa mãe ensina o filho a ser um bom cidadão.
Esse tema leva a muitas discussões. Mas existe algo muito além de suprir as necessidades materiais do filho ou ser seu amigo, ou ensiná-lo a ser um bom cidadão. Bons pais realizam muito mais do que isso, eles são responsáveis por formar o indivíduo em todos os aspectos da vida.
Porque bons pais e boas mães:
Não são perfeitos e jamais serão perfeitos na arte de educar os filhos. Essa parte aqui é fundamental, motiva à reflexão. O manual de pais perfeitos não vem com os filhos, quando eles saem da maternidade. Você precisa estar ciente de que vai errar em alguns momentos. “Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros.”(Carl Yastrzemski)
Lembram-se da frase? “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.”(David O. Mckay)
Na função de pai ou de mãe, você sempre estará ensinando, embora não se dê conta. E a pergunta é: o que o seu exemplo está ensinando a eles? Ser honesto, paciente, tolerante, humilde, solidário, cuidadoso? Não tenha dúvidas, os filhos, na maioria das vezes, seguirão seu exemplo.
Não é dizendo sempre “sim” que você será um bom pai ou uma boa mãe.
Incentive-os a contar o que estão aprendendo no dia. Essa ação precisa começar bem cedo, enquanto eles estão crescendo, assim se tornará um hábito, e eles saberão que vocês estarão abertos para ouvi-los, seja qual for a situação em que eles se encontram, e vocês ficarão atentos a qualquer alerta de perigo que por ventura esteja rodeando seus filhos.
A psicóloga Vanderléia de Fátima T. Da Silva em um de seus artigos sobre limites disse: “Limitar o filho é ajudá-lo a crescer com responsabilidade e autonomia”.
Bons pais expressam amor regularmente a seus filhos de diversas maneiras.
Participe de projetos que estimulam atos de bondade, generosidade, gentileza e lealdade com o próximo.
Esteja sempre em contado com professores, pedagogos, avós, líderes religiosos.
Bons pais ensinam a cidadania, a tolerância e o respeito mútuo.
Sabemos que educar não é tarefa fácil, mas vocês, pais e mães, precisam continuar. Se já fazem uso dessas ações em seu lar, maravilhoso! Os resultados certamante aparecerão. Lembrem-se de que não precisam ser perfeitos para se tornarem bons pais e boas mães. Porém, realizar essas boas práticas é fundamental para a criação de seus filhos, pois apenas vocês são os responsáveis por formar seu filho em todos os aspectos da vida deles.
Suporte e Orientação para Pais
Psicoterapia Infantil
Diagnóstico dos Transtornos do Desenvolvimento
Psicoterapia Psicanalítica
Contatos:
e-mail: magmonte56@gmail.com
Facebook: Mag Montenegro Psicóloga
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…