Pequeno Príncipe com Munch? Será que pode?
Algumas páginas da internet divulgaram o domínio público de obras como O Pequeno Príncipe, Munch, Kandinsky, entre outros.
O domínio público significa que, se você copiar a obra, não vai mais estar infringindo direitos autorais – você agora é livre para reproduzir, copiar, criar obras derivadas, remixar e o que mais lhe vier à cabeça.”
“Em geral, os países tornam uma obra pública no primeiro dia do ano seguinte em que se completam 50 ou 70 anos da morte do autor (aqui no Brasil, são 70; nos EUA, isso varia de acordo com o ano em que a obra foi produzida).
Seguindo as regras próprias dos países de nascimento dos autores, em 2015 caem em domínio público as obras de Kandinsky, Munch e Mondrian, no campo das artes; e, no das letras, Saint-Exupéry e Ian Fleming, entre outros.
Entretanto, as coisas parecem não ser tão simples assim, como comentou Luiz Roberto Meira, sob a matéria do link supracitado:
A regra dos 70 anos é apenas uma das regras e segue acompanhada por uma série de outras indicações legais, dependendo do país, época da vigência da lei no falecimento do autor entre outras questões legais bem complexas.
A regra simples a seguir é: nada “cai” em domínio público, somente a corte de cada país é que pode decidir sobre isso e publicar cada decisão oficialmente.
Só pra constar, Le Petit Prince não é domínio público! Calcula-se que talvez isso ocorra entre 2033 a 2045: “…the entry of Antoine de Saint-Exupéry’s famous novella The Little Prince into the public domain oscillates from 1 May 2033 to 1 January 2045, depending on the interpretation accepted.”
Quem quiser se aprofundar visite:
http://
http://www2.uol.com.br/direitoautoral/artigo20.htm
Abaixo uma contribuição da CONTI outra, mas é só brincadeira! 🙂
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…