Conheça o homem de 68 anos que plantou mais de 11 mil árvores na Indonésia.

Sadiman, 68 anos, de Java Island, na Indonésia, conseguiu transformar sua cidade propensa à seca em uma região rica em águas subterrâneas, depois de plantar mais de 11 mil árvores durante 19 anos.

O senhor conseguiu reverter as devastações da seca e do desmatamento na área em que morava, a partir de sua campanha para replantar árvores na colina. O governo indonésio e várias organizações locais reconheceram seu trabalho e ajudaram semeando 250 hectares de floresta.

contioutra.com - Conheça o homem de 68 anos que plantou mais de 11 mil árvores na Indonésia.

Localizada na encosta sudeste do Monte Lawu, que fica na área de fronteira das províncias de Java Central e Oriental, a colina foi desmatada severamente devido a intensas atividades madeireiras e a uma série de incêndios florestais que ocorreram desde a década de 1960 até a década de 1980.

O desmatamento extremo fez com que o rio Gendol, que costumava ser a única fonte de água para os moradores de Geneng, secasse rapidamente, expondo os moradores a uma grave crise hídrica que durou anos.

Mas essa iniciativa não é a primeira que Sadiman dirige para ajudar o meio ambiente. Desde 1996, incentiva os moradores a plantar mais árvores em Gendol Hill e, assim, conter a grave crise hídrica que afeta a vila.

contioutra.com - Conheça o homem de 68 anos que plantou mais de 11 mil árvores na Indonésia.

Como ele disse ao Jakarta Post, a ideia de revitalizar a colina chegou a Sadiman quando ele vagou pelo local. “Descobri que muitas seringueiras não produziam mais látex de borracha. Então percebi que a crise da água era extrema demais. Até os troncos das árvores secaram”, disse ele.

 







Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.