Elisângela Siqueira

Conversar com amigos é terapêutico, mas não é psicoterapia

A Psicologia foi regulamentada como profissão em 1962, portanto completa 59 anos em 2021. Assim, se comparada à outras profissões, a psicologia é muito recente no Brasil, por isso é comum encontrar pessoas que não compreendem o trabalho dos profissionais dessa área ou que desconhecem a função que o psicólogo exerce. Existem dezenas de frentes em que o trabalho do psicólogo é importante, tais como: empresas, escolas, organizações sociais e jurídicas e muitas outras instâncias.

Nesse texto, a abordagem é sobre psicologia clínica. Não raro, as pessoas relatam que não precisam do psicólogo porque não são loucos ou, ainda, que preferem desabafar com os amigos, dando a entender que o amigo equivale ao profissional técnico.

A psicologia/psicanálise clínica trata das causas dos sintomas, ou seja, o profissional, com sua teoria e técnica consegue desvelar conteúdos importantes que estão inconscientes e que se manifestam na forma de ansiedade, melancolia, tristeza, agressividade, baixa estima e tantas outras emoções que impactam a vida pessoal, social e profissional das pessoas. Por isso, o psicólogo em sua formação é instrumentalizado com técnicas, teorias e manejo para realizar o tratamento nas pessoas que buscam o seu trabalho. Já a psiquiatria trata com medicamentos as pessoas que apresentam transtornos mentais graves ou persistentes como: transtorno de personalidade borderline, esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade e depressão grave, etc.

Conversar e desabafar com amigos é importante e terapêutico, pois estreitar laços afetivos e de confiança que nos trazem bem-estar. Entretanto, os amigos, por mais que nos amem, vão ouvir, acolher e aconselhar sobre nossas aflições, mas colocarão em suas palavras conteúdos de acordo com suas vivências e seus pontos de vista. Sua escuta não é imparcial. Afinal, nossos amigos não foram treinados para serem nossos psicólogos, mesmo que sejam da área. Esse não é o papel deles.

Sendo assim, apesar do acolhimento e alívio imediato das nossas angústias, muitas vezes, as palavras ou o ponto de vista de um amigo pode estar bem distante da realidade ou necessidade que precisaria ser abordada. Ou seja, conversar com amigos não é psicoterapia, embora seja terapêutico.

Ter amigos é fundamental para a nossa saúde mental, mas é o profissional da psicologia quem está habilitado pela ciência para realizar a psicoterapia e tratar as dores da alma.

***

Texto: Elisângela Siqueira
Imagem: Pexels

Elisangela Siqueira

Psicóloga com especialização em Psiquiatria e Psicologia da Infância e da Adolescência e em Psicoterapia Psicanalítica Breve. Mais de 10 anos de experiência. Atendimentos presenciais e online.

Share
Published by
Elisangela Siqueira

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

15 horas ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

17 horas ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

1 dia ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

1 dia ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

2 dias ago