Jackson Cesar Buonocore

Coringa: “Sou só eu ou esta cidade está ficando cada vez mais louca?”

O Coringa lembra mais um filme de terror, onde o pavor e a pulsão tomam conta do público no início ao fim da película. O diretor Todd Phillips nos surpreende ao resgatar a tradição do realismo social, um “reality show”, de opressão e humilhação.

A Gotham City é uma sinopse dos Estados Unidos da América – EUA, que recompensa os ricos, venera as celebridades, corta os serviços públicos e empurra os desvalidos para o crime. Arthur Fleck nome do Coringa no filme revela que a insanidade não está apenas nele, mas na divisão entre vencedores e perdedores.

Nos últimos 30 anos o Coringa se transfigurou em um dos papéis mais histriônicos que um ator pode interpretar, lhe permitindo fazer loucuras dramáticas para incorporar o personagem. Para encarnar o Coringa, Joaquin Phoenix perdeu 23 quilos e ensaiou durante quatro meses suas diferentes risadas sinistras.

O filme é turbinado pelo show de interpretação de Phoenix, com uma atuação intensamente corporal, que converte Arthur em um personagem sombrio, que se maquia de palhaço, pinta o cabelo de verde e traz para fora de si: o demente Coringa.

A agonia de Arthur tem diversas tonalidades: que não se expressa só em seu riso corrosivo, mas em cada músculo do seu corpo esquálido, que se move em uma coreografia elegante e sincronicamente patética. O Coringa traz à baila a nossa insanidade social quando diz: “Sou só eu ou esta cidade está ficando cada vez mais louca?”

O complexo de inferioridade é mecanismo de defesa criado por Arthur, que expõe que ele vive em uma cidade injusta: cuida da mãe enferma, sofre discriminação, passa por dificuldades econômicas e não tem relação com ninguém além da família. Por isso, Coringa se queixa à sua terapeuta após cometer o primeiro crime: “Durante toda a minha vida, eu não sabia se realmente existia. Mas existo. E as pessoas estão começando a perceber”.

Assim, o Coringa mostra que os indivíduos que foram submetidos às barbaridades desde a infância demonstram de maneira escandalosa suas experiências negativas, entre elas: depressão, ansiedade, transtornos alimentares, uso de drogas, abuso de álcool e cigarros, agressividade, compulsão por sexo, etc.

A cidade é o contexto que torna esse personagem violento, pois as cenas denunciam que os oprimidos se fazem opressores e reproduzem o modo de vida de uma sociedade insana. É uma parte da América de Coringa, que fomenta a meritocracia, exalta os bilionários, não gosta de pobres e imigrantes.

Portanto, o filme provoca um debate sobre a solidão, a violência física e psicológica, notadamente, sobre a saúde mental que é modelada por uma cidade fictícia: Gotham City, que é marcada pela brutalidade, imundície e desordem, já que a loucura do Coringa é impregnada pela loucura do mundo.

É por isso, que o filme gerou polêmica nos EUA por glorificar a violência, em um país que ocorrem vários atentados a tiros. Aliás, o longa-metragem nos mostra que é cada vez mais comum ver pessoas depressivas e ansiosas em grandes e médias cidades, por causa da urbanização desigual.

Então, o palhaço interpretado por Phoenix deixa claro para os cinéfilos que o vilão sofre de transtornos psiquiátricos: ele toma remédios diferentes, cita ter sido internado num hospício, devaneia sobre uma relação que não teve e dá risadas destoantes de suas emoções.

Por fim, o resultado compõe o retrato de um homem insano, com um grande complexo de Édipo, que se sente excluído pela sua cidade, ou seja, um drama que faz um link com a vida real de homens e mulheres que vagueiam pelas urbes adoecidas, cometendo doidices e crimes.

***

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Share
Published by
Jackson César Buonocore
Tags: CORINGA

Recent Posts

Especialista em linguagem corporal desvenda significado de gesto do filho de Trump na posse

Barron Trump chamou atenção na cerimônia de posse do pai ao fazer um gesto curioso.…

20 horas ago

Filme romântico que chegou na Netflix vai aquecer seu coração e melhorar seu dia

Um filme doce, charmoso e divertido que oferece um descanso para o cérebro e faz…

21 horas ago

Pescadores se chocam ao descobrir restos mortais de criatura bizarra em pântano

Os pescadores dizem nunca terem visto nada parecido antes e descrevem o ser como "assustador"…

1 dia ago

Itens de luxo e viagens caríssimas: o que Fernanda Torres pode ganhar caso seja indicada ao Oscar

A atriz, que foi presenteada com mimos avaliados em até 1 milhão de dólares ao…

1 dia ago

Quem procurar quando você está desesperado e não sabe em quem confiar?

Quando enfrentamos momentos de desespero e não sabemos em quem confiar, a busca por ajuda…

2 dias ago

A importância da hidratação na rotina dos gatos

Você sabia que uma boa hidratação é fundamental para a saúde do seu gato? No…

2 dias ago