Claro que é muito importante lavar as mãos. Mas o grande problema – no ocidente pelo menos – é que os pais resolveram levar à sério demais essa questão de manter tudo muito limpo.
A ciência moderna mostra que livrar-se dos minúsculos organismos chamados de micróbios com desinfetantes de mãos, sabonetes antibacterianos e doses exageradas de antibióticos estão causando um impacto terrivelmente negativo no sistema imunológico de nossos filhos, diz a microbiologista Marie-Claire Arrieta, co-autora de um livro chamado “Deixe-os comer sujeira: salvando nossos filhos de um mundo ultrapassado”.
Especialista acreditam que esse exagero na limpeza está contribuindo para uma série de condições crônicas que vão desde alergias a obesidade. Marie-Claire Arrieta explica que ao nascermos, não temos micróbios. Nosso sistema imunológico está subdesenvolvido. Porém assim que os micróbios entram em ação, eles ativam o nosso sistema imunológico que começa a funcionar corretamente.
O excesso de higiene é uma hipótese que explica por que as alergias, a obesidade e as doenças inflamatórias, são doenças que estão em uma crescente. Essa explicação, contudo não é apenas genética, de acordo com Marie-Claire Arrieta.
“Nossos genes simplesmente não mudam tão rápido”, explica. A pesquisa mostra consistentemente que essa falta de exposição aos micróbios estão contribuindo com o aparecimento destas doenças. Os cientistas consideram que esta exposição no início de nossas vidas é necessária para que nosso sistema imunológico seja treinado adequadamente e, eventualmente, possam evitar o desenvolvimento dessas doenças.
Um desses dados mostram que crianças que estão crescendo em um ambiente rural têm menos chances de desenvolver asma, segundo evidências epidemiológicas. Lógico que não é simplesmente pegar as coisas e ir morar em uma fazenda, mas o que o estudo sugere é que viver em um ambiente sem o excesso de limpeza é realmente melhor.
A mesma lógica se aplica para o benefīcio de quem tem um animal de estimação, especificamente um cão. Estudos também mostraram que limpar tudo que entra na boca do bebê aumenta suas chances de asma. A incidência de asma diminui se a chupeta é limpa na boca dos pais.
Claro que a higiene é essencial para a nossa saúde. Não devemos parar de lavar as mãos. Mas o certo é fazermos isto na hora que seja eficaz para a prevenção de doenças, ou seja: comer e depois de usar o banheiro.
O que passar disso, não é necessário. Então, se seu filho estiver no quintal brincando com terra, você não precisa remover essa sujeira, avisam os cientistas. Deve haver um equilíbrio entre prevenir a infecção, que ainda é uma ameaça real na sociedade, mas também promover esta exposição microbiana que, para os estudiosos, é saudável.
***
Texto originalmente publicado no TheStar, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher
***
Crédito Imagem: Px Here
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…
João Lucas Reis da Silva, pernambucano de 24 anos e atual número 401 do ranking…
"Está acontecendo algo", disse o prefeito de Washington Township sobre objetos que estão sendo vistos…