Depois de uma vida toda no circo, 35 elefantes são transferidos para santuário na Flórida

Algumas crianças sonham em fugir para se juntar ao circo – enquanto estes elefantes que se apresentavam todas as noites no picadeiro podiam estar sonhando com um lugar entre árvores e pântanos, parecido com o habitat que lhes foi negado. Pois agora este sonho é uma realidade.

Um grupo de 35 paquidermes asiáticos, anteriormente sob os cuidados dos Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus, estão sendo recebidos em uma reserva de 2.500 acres na Flórida, onde podem passear entre seus habitats favoritos – pântanos, pastagens ou florestas – e mergulhar em 11 poços de água diferentes.

O refúgio White Oak Conservation, localizado em Yulee, foi criado para acomodar os elefantes prestes a se aposentarem no que se tornará a maior manada de elefantes asiáticos do Hemisfério Ocidental.

O refúgio de 4 milhas quadradas é o melhor cenário para esses elefantes porque eles foram criados em cativeiro e não estão equipados para sobreviver na selva.

“Estamos entusiasmados em dar a esses elefantes um lugar para passear e explorar”, disseram os filantropos Mark e Kimbra Walter, cuja organização de caridade familiar, TWF, é a força motriz por trás do projeto.

“É uma chance de deixá-los voltar a ser apenas elefantes em uma situação que é o mais selvagem que podemos fazer”, explicou Michelle Gadd da TWF em uma entrevista à National Geographic.

contioutra.com - Depois de uma vida toda no circo, 35 elefantes são transferidos para santuário na Flórida

Depois de um período de socialização para atualizá-los sobre a dinâmica do rebanho e da família, o primeiro grupo de elefantes foi transportado em pares para a jornada de 320 quilômetros do Ringling Center for Elephant Conservation (CEC) em Polk County, Flórida, para sua nova casa.

Eles conseguiram seu primeiro pico no santuário em 3 de maio, e serão acompanhados por outro grupo de 20 pessoas que chegarão em breve.

“Assistir os elefantes indo para o habitat foi um momento incrível”, disse Nick Newby, responsável pelo cuidado de elefantes de White Oaks. “Fiquei muito feliz em vê-los sair juntos e se tranquilizar e confortar, assim como os elefantes selvagens, e depois sair para explorar seu novo ambiente. Ver os elefantes nadando pela primeira vez foi incrível.”

“Os elefantes são criaturas incríveis e temos o prazer de dar a eles um lugar onde florescerão”, acrescentou Gadd, que supervisiona os esforços de conservação dos Walters.

contioutra.com - Depois de uma vida toda no circo, 35 elefantes são transferidos para santuário na Flórida

“Estamos entusiasmados em vê-los se adaptarem ao ar livre, experimentando novas plantas, explorando novas áreas, experimentando coisas novas.”

***
Redação Conti Outra, com informações de Good News Network.
Fotos: Reprodução.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.