Categories: COLABORADORES

Dica de livro: ‘Criaturas de um Dia e outras histórias de psicoterapia’, de Irvin D. Yalom

«Sinto-me abençoado por poder ajudar os outros, sobretudo os que estão a passar pelo mesmo que eu: velhice» Irvin D. Yalom

O psiquiatra e psicoterapeuta americano Irvin D.Yalom, de 84 anos, escreveu um novo livro, desta vez de não-ficção, onde partilha dez histórias de pacientes que se deitaram no seu divã. ‘Criaturas de um Dia e outras histórias de psicoterapia’ (‘Creatures of a Day and Other Tales of Psychotherapy’), traduzido para português por Casimiro da Piedade, à semelhança da obra pela qual tornou-se conhecido mundialmente, no final da década de 1980, ‘A Psicologia do Amor‘ (‘Love’s Executioner and Others Tales of Psychotherapy’), está escrita de forma íntima e pessoal, e revela um profissional amadurecido e célere a dissecar os “demónios” que atormentam os seus pacientes. Irvin é a ponte para essa terrível fronteira em que a realidade se perde e o abismo espreita.

Dos dez protagonistas das histórias, a maioria com idade avançada, quatro vieram bater ao consultório do médico por terem lido vários dos seus romances e por estarem convictos de que apenas ele poderia os curar. São eles: Paul, um escritor frustrado, que «tinha a solidão como companhia» e se redemoinha obsessivamente em torno de um livro em torno de Nietzsche, que nunca conseguiu publicar; Natacha, uma ex-bailarina que se retirara do mundo do espectáculo devido a uma lesão grave e que ansiava voltar estar em palco. (É esta paciente que pergunta a Irvin: «Como é que consegue lidar com o facto de ter oitenta anos [sessão decorrida em 2011] e sentir o fim a aproximar-se cada vez mãos?» e que ouve «nunca me senti tão bem ou tão em paz comigo mesmo como agora.»); Rick, um antigo executivo financeiro, que vive num lar e que procura um sentido para o que lhe resta da vida; e Justine, uma enfermeira que cuida dos outros mas é incapaz de se oferecer um mínimo de conforto.

Charles, Alvim, Sally, Ellie, Helena e Jarod são as restantes pessoas, cujas análises psicoterapêuticas são revisitadas por Yalom. Assuntos como a solidão, a culpa, o arrependimento, a mortalidade, a amizade e o amor, são abordados e alvo de reflexões belíssimas por Irvin, que afirma ainda sentir-se «humilde perante a infinita complexidade da mente humana», após mais de cinquenta anos de prática clínica.

Em ‘Criaturas de um Dia e outras histórias de psicoterapia’, Irvin D. Yalom partilha com os leitores histórias de recuperação instigantes, para que elas sirvam de encorajamento aos que combatem os seus males. É também um livro indicado para os profissionais que praticam psicoterapia, pois oferece um vislumbre de como a relacção terapeuta-paciente pode operar. Em suma: uma obra para aqueles que se interessam pela psique humana e pelo desenvolvimento pessoal. Mais um inesquecível e marcante livro do autor de vários ‘best-sellers’ internacionais, que nos guia numa fascinante viagem pelos complexos labirintos da psique humana.

 

Excertos

«Quando os pais morrem, sentimo-nos sempre vulneráveis não só porque estamos a lidar com a perda, mas também a confrontar-nos com a nossa própria morte. Quando ficamos órfãos, passa a não haver ninguém entre nós e a sepultura.» (p. 90)

 

«Uma vez que podemos nunca saber com precisão como é que ajudamos alguém, nós, os terapeutas, temos de aprender a conviver confortavelmente com o mistério, enquanto acompanhamos os pacientes nas suas jornadas de autodescoberta.» (p. 234)

 

A indicação de leitura é do nosso blog parceiro Silêncios Que Falam (Site; Facebook)

 

Miguel Pestana

Vive na Madeira, ilha portuguesa onde nasceu Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo. É cinéfilo e melómano, mas é no mundo dos livros que passa maior parte do tempo, e por isso diz ser um grande bibliófilo. Em Portugal, o seu blogue literário — http://silenciosquefalam.blogspot.pt —, existe há mais de 5 anos e é parceiro de mais de 40 editoras. Em ‘Silêncios que Falam’ ele já postou mais de 300 resenhas críticas, sobre livros de géneros literários vários.

Share
Published by
Miguel Pestana

Recent Posts

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

14 horas ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

14 horas ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

15 horas ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

2 dias ago

Reese Witherspoon volta à comédia romântica neste filme encantador que conquistou o público da Netflix

Este comédia romântica da Netflix com uma boa dose de charme e algumas cenas memoráveis…

3 dias ago

Dica Netflix: Filme com Chris Evans baseado em um inacreditável caso real vai salvar a sua noite

Baseado em uma história real de tirar o fôlego, este filme de ação estrelado por…

3 dias ago