Dica de livro: ‘Psicologia para Principiantes’, de Nigel C. Benson

Um livro de bolso indispensável a estudantes de psicologia e a profissionais.

O que é a psicologia? Qual a diferença entre ser psicólogo e ser psiquiatra? Quais as metodologias e ramos do estudo da mente que são mais conhecidas e adoptadas ‘in loco’ (seja em escolas, em hospitais, em tribunais, etc.)?

Este pequeno livro, literalmente, introduz ao leitor principiante na temática, e a outros, cada um dos métodos de investigação defendidos por egrégios e pioneiros homens da ciência, do séc. XIX e XX. A primeira vez que ouvimos falar do termo Psicologia data de 1879. E em que país? Alemanha.

O Estruturalismo, o Funcionalismo e o Behaviorismo foram as primeiras correntes teóricas conhecidas e abriram caminho para as seis que nos dias actuais existem. Toda a evolução, críticas e admoestações surgidas na época, por parte dos cientistas, são observadas neste livro.

Um denso capítulo é dedicado, inevitavelmente, a Freud e ao «seu» inconsciente. É exemplificado, através de imagens – muitas das quais com elevado sentido de humor -, o «famoso» icebergue, de que Freud se serviu para distinguir a mente consciente, pré-consciente e Inconsciente.

Carl Jung, Erik Erikson, Pavlov, Maslow, Kohler, são outros cientistas das quais teorias defendidas são postas em síntese.

Na recta final o livro mostra os cursos a seguir, para quem quiser se formar em psicologia. ‘Psicologia para Principiantes’ é composto por 176 páginas diminutas (168 x 118 x 11 mm), cada uma contendo ilustrações apropriadas a cada assunto descrito. Diria que é um livro de bolso indispensável a estudantes de psicologia e a profissionais

Este título faz parte da coleção publicada nos anos 80 dos quais fazem também parte os volumes: ‘Economia para Principiantes’ e ‘Filosofia Política para Principiantes’, ambos publicados pela Vogais.

 

A indicação de leitura é do nosso blog parceiro Silêncios Que Falam (Site; Facebook)

Miguel Pestana

Vive na Madeira, ilha portuguesa onde nasceu Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo. É cinéfilo e melómano, mas é no mundo dos livros que passa maior parte do tempo, e por isso diz ser um grande bibliófilo. Em Portugal, o seu blogue literário — http://silenciosquefalam.blogspot.pt —, existe há mais de 5 anos e é parceiro de mais de 40 editoras. Em ‘Silêncios que Falam’ ele já postou mais de 300 resenhas críticas, sobre livros de géneros literários vários.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

1 dia ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

2 dias ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

3 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

3 dias ago