Por Lourival Antonio Cristofoletti
Habilitar-se a oferecer conselhos quando a inquietação alheia pede, mesmo se vendo, se sentindo, se mostrando de uma maneira frágil, mesmo sendo limitado, confuso, imperfeito: a verdade interior liberta-se em distintos tons e tem o direito a diferentes roupagens na roda da existência.
Libertar-se do sentimento de culpa pelo que fez de equivocado, pelas decisões que não tomou, pelos recuos que insistem em passar recibo de sua falibilidade: certamente não havia, em cada específico contexto, não muito mais que pudesse ter sido feito.
Em cada tropeço reside um aprendizado a ser desvendado, cada hesitação surpreende oferecendo trilhas distintas que teimam em desembocar em escolhas. Os ensinamentos, todos lá: nas experiências pelas quais passou, do jeito que elas souberam acontecer, mesmo revirando consciências de cabeça para baixo.
E a renovação pede espaço para que aconteça com trejeitos de festejos ao oferecer a certeza de que a incompletude de cada um consiste na mais pura manifestação da incipiente condição de humana e uma esperança de transformação que reverbere entre os incautos, os incrédulos, os despreparados, carentes de redenção.
Há sempre um desafio para que haja a descoberta de uma face mais harmoniosa e a sensação um pouco menor de catatonia face às interrogações do mundo. Entender, nem que seja de soslaio, que o sofrimento fornece chaves para que sejam abertos espaços interiores para incipientes espasmos de iluminação.
Livro publicado: COMPORTAMENTO: INQUIETAÇÕES & PONDERAÇÕES
Livraria Logos (vendas pelo site)
E-mail de contato: : lourival.cristof@uol.com.br
No Facebook: Lourival Antonio Cristofoletti No Instagram: lourivalcristofoletti
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…