Redação CONTI outra

Disponível no SUS, nova técnica trata nódulos de tireoide sem deixar cicatriz

Já é possível tratar nódulos de tireóide sem adquirir uma cicatriz, e isso graças a uma técnica recém chegada ao Brasil, o tratamento por radiofrequência. E o melhor, os procedimentos serão oferecidos à população por meio do SUS e de planos de saúde.
A técnica já foi posta em prática no país no início de maio em tratamento com pacientes do SUS. Os procedimentos aconteceram durante curso para cirurgiões da área da cabeça e pescoço, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), ministrado pelo cirurgião Leonardo Rangel, com a participação do médico paulista Erivelto Volpi. Os dois profissionais são os responsáveis por trazer a técnica ao Brasil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), é estimado que cerca de 60% da população brasileira, em torno de 52 milhões de pessoas, podem desenvolver nódulos tireoidianos na faixa dos 50 anos. A grande maioria demora a perceber que o aparecimento de um nódulo pode ser a causa de queda de cabelo, tosse persistente, problemas na fala, na mastigação, hipo ou hipertireoidismo – que causam alteração de peso – e até dificuldades na respiração. O aumento da glândula, localizada no pescoço, também é um dos principais sinais e a apalpação pode ajudar a detectar mais rápido o problema. A tireóide regula a função de órgãos importantes como coração, o fígado, o cérebro e os rins. Ela produz hormônios T3 (triiodotironina) e T4 ( tiroxina).

O risco de a lesão ser câncer depende do seu tamanho, características e da presença de gânglios cervicais. Em 90% dos casos, os nódulos são considerados benignos. Apenas 10% são diagnosticados malignos. No entanto, mesmo descartada a hipótese de câncer, os nódulos benignos ainda geram desconforto, especialmente em mulheres, que buscam uma opção porque não querem a cicatriz, nem tomar reposição hormonal o resto da vida.
A Ablação por Radiofrequência é capaz de eliminar o nódulo sem deixar qualquer marca. O procedimento é feito com a introdução de uma agulha fina no nódulo, guiada por ultrassonografia e que age por meio de ondas de calor. A prática evita cortes no pescoço e reduz consideravelmente o tamanho do nódulo, resultado visto já nos primeiros meses após a sessão. Além disso, preserva as funções hormonais da glândula e evita eventuais doenças.

“Ela permite que você trate o nódulo sem retirar tecido tireoidiano, então isso virtualmente impede que a pessoa tenha hipotireoidismo. Você trata um problema, sem criar outro”, esclarece o médico e pesquisador da UERJ Leonardo Rangel. “Essa é uma tendência mundial, já que não há necessidade de internamento, o paciente faz e vai embora no mesmo dia, a recuperação é mais rápida”, afirma o cirurgião.

A nova técnica acaba de receber código no rol de procedimentos da Associação Médica Brasileira (AMB), prerrogativa que possibilita que o procedimento entre na Agência Nacional de Saúde Suplementar e, assim, possa ser oferecido a pacientes do SUS e de planos de saúde.

***

Redação CONTI outra. Com informações de UERJ

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

O filmaço romântico que está tocando o coração de milhões com sua trama apaixonante

Se você está à procura de um filmaço que mistura romance, humor e uma pitada…

16 horas ago

O filme intenso e saboroso da Netflix que vai te fazer ficar em casa esta noite

Se você estava procurando um bom motivo para não sair de casa hoje, saiba que…

22 horas ago

Professora causa confusão ao sugerir que estudante com dois pais é adotado

O estudante é fruto de um arranjo familiar em que a mãe biológica é irmã…

1 dia ago

Esta comédia romântica estrelada por Kate Hudson é uma das apostas certeiras na Netflix

Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…

2 dias ago

Série sedutora e envolvente da Netflix com apenas 6 episódios vai te fazer perder o ar

É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.

2 dias ago

Filme absurdamente lindo da Netflix tem só 14 minutos e faz as pessoas se desfazerem em lágrimas

Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.

2 dias ago