Pamela Camocardi

Durma lagarta e acorde borboleta

Já notou que depois de algum tempo, de uma certa bagagem de vida e de muito amadurecimento emocional poucas coisas nos abalam? Enxergamos a vida diferente, conseguimos diferenciar o bem do mal e ficamos mais perceptíveis aos sinais. Mas, a verdade é que até chegar nesse nível foram muitas quedas e muitas feridas.

Vamos fazer uma comparação simples entre os ciclos que uma lagarta enfrenta até virar borboleta com a nossa vida. A transformação da borboleta acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto. Apenas após um ano de evolução é que a lagarta vira borboleta. Ela precisa estar adulta para se livrar do casulo e voar.

Assim somos nós! Não nascemos prontos para voar. Precisamos vivenciar algumas situações e aprender com elas para que nossas “asas” se desenvolvam. É preciso que haja paciência, sabedoria e amadurecimento emocional para que possamos ser verdadeiramente livres.

Inteligência emocional não é adquirida de forma rápida e objetiva. Engana-se quem acredita que a adquirimos da noite para o dia. Há tantas quedas no caminho da vida e tantas dificuldades que, até conseguirmos viver em paz com a nossa mente e os nossos valores, muitas feridas são abertas e muitos traumas superados. Mas, conseguimos! E quando isso acontece é libertador.

Ser seguro de si e maduro emocionalmente é um caminho sem volta. O que antes nos tirava o sono, hoje não faz nem cócegas. O que antes sugava nossa energia hoje nem nos abala. O que antes nos trazia incômodo hoje nem faz diferença.

A sociedade cobra um corpo perfeito, uma profissão de destaque e um comportamento impecável que nos distancia da nossa verdadeira essência. A cobrança é tanta que, muitas vezes, nos perdemos em quem somos, no que acreditamos e o que queremos para nossa vida e vivemos a mercê das opiniões e dos julgamentos alheios.

Quando percebemos passaram-se anos de infelicidade e de negação. Quer um conselho? Não permita que isso aconteça! Essas tentativas de denegrir sua imagem e provar que seu corpo e sua personalidade são imperfeitos foram criadas por uma sociedade que não conhece a sua história.

Não se sinta humilhado por pensar diferente dos demais. Não se sinta angustiado por não corresponder aos padrões impostos. Não se torture pelo que os outros pensam de você. Se foi preciso ser lagarta até aqui está na hora de virar borboleta e voar.

***

Photo by Wesley Carvalho from Pexels

Pamela Camocardi

A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

Recent Posts

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

9 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

18 horas ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

19 horas ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

1 dia ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

2 dias ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

2 dias ago