É mais caro ter uma filha do que um filho? Segundo estudo, os pais de meninas gastam 30% a mais.

Sempre houve um boato de que as mulheres são mais propensas a gastar com itens de beleza, tratamentos capilares… Em geral, elas investem muito mais em cuidados pessoais do que os homens. O que não sabíamos é com que idade os gastos começam a se diferenciar…

Uma investigação do ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiro) mostrou uma constante: filhas de 9 a 12 anos de 15 mil pais estavam começando a mostrar interesse no cuidado de sua aparência, compra de perfumes e maquiagem a partir da faixa etária estudada, o que também aumentava as despesas.

Loções e cremes para o corpo também tendem a ser itens que aumentam a conta das meninas. Em 2015, houve um debate sobre os argumentos sexistas, já que foi salientado que os produtos femininos eram mais caros por nenhuma razão. Seja qual for seja a verdade, a diferença não vai tanto no que os rótulos marcam, mas na necessidade de comprar.

Outro fator que influencia é que as seções para mulheres nas lojas tendem a ser muito maiores que as das crianças. Acessórios, broches, pinças, bandanas começam a ser oferecidos desde cedo para as meninas, o que obviamente não é feito para crianças, cujo departamento nas grandes lojas é geralmente um pouco mais limitado.

Os meninos também geram gastos significativos, consoles de videogame, artigos esportivos quando começam a se animar pelos esportes, coisas que não são exclusivas para um pequeno, mas que são mais comuns em meninos.

Além disso, dependerá sempre da parentalidade e de cada família, cada orçamento é diferente e há quem goste de investir mais e menos. Os pesquisadores simplesmente recomendam que os pais e a criança sejam consumidores inteligentes no momento da compra.

***

E vocês, o que pensam disso? Comentem.

***

Tradução feita pela CONTI outra, do original de UPSOCL







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.