Vanelli Doratioto

É postando que a gente diz grandes verdades

Perde uma grande oportunidade o terapeuta ou psicólogo que não acompanha seus pacientes nas redes sociais. Elas são um forte indicativo da saúde mental de quem posta e para um profissional bem treinado, é possível saber qual mal acomete o paciente apenas com uma leve passeada por suas redes sociais.

Hoje muitas pessoas têm uma vida real e uma virtual. Mas quase nada é trabalhado em sessões terapêuticas sobre a vida virtual do paciente. É que existe o pensamento de que o que é postado é secreto, mas hoje em dia as postagens reafirmam, quase sempre, um posicionamento escancarado.

Muitos de vocês devem estar pensando que existem muitas mentiras nas redes sociais. Sim, existem sim, mas também é fácil para quem olha com atenção perceber onde estão essas mentiras ou melhor falsas afirmações. A mentira quase sempre encobre uma verdade não muito bem aceita por quem posta e essa é uma linha preciosa para a análise psicológica.

Não só profissionais podem entender melhor uma pessoa através das suas redes sociais, mas familiares e amigos também. Até mesmo o padrão de postagens dos famosos “stories” podem denotar ansiedade ou propensão para depressão. A forma como a pessoa olha a vida e o foco de suas postagens também denotam muitas vezes assuntos nem sempre bem resolvidos. Por exemplo, negações explícitas quase sempre rebatem afirmações subjetivas que a pessoa faz acerca de si mesma.

As redes sociais dizem mais sobre nós do que podemos imaginar. Deixá-las de lado ao analisar a psique de alguém é dispensar um precioso tesouro e muitas vezes torna mais demorada a ajuda terapêutica para quem comumente não verbaliza o que sente entre amigos e familiares ou em um divã.

***

Siga a autora Vanelli Doratioto em Alcova Moderna

 

Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

Recent Posts

“Eu comprava coisinhas na Shopee e hoje fecho publicidades de mais de R$ 30 mil”, diz Jeniffer Castro

Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…

8 horas ago

Você conhece o dorama proibido para menores que está escondido na Netflix?

A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…

11 horas ago

7 hábitos diários que podem estar te impedindo de seguir em frente

Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…

21 horas ago

Saiba qual é a posição ideal do ventilador para refrescar o ambiente

Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…

21 horas ago

Jogador brasileiro assume homossexualidade: “Espero que o que fiz encoraje outras pessoas“

João Lucas Reis da Silva, pernambucano de 24 anos e atual número 401 do ranking…

22 horas ago

Prefeito faz discurso alarmante sobre avistamentos de drones nos EUA: “Perspectiva assustadora”

"Está acontecendo algo", disse o prefeito de Washington Township sobre objetos que estão sendo vistos…

1 dia ago